Harmonização de Cervejas com pratos Ceias Fim de Ano

Harmonização de Cervejas com pratos Ceias Fim de Ano – para quem quiser harmonizar os pratos das ceias de Natal e Ano Novo com cervejas, ficam as dicas do  beer sommelier da Cerveja Store, René Aduan Jr. “Até para brindar, existem cervejas produzidas pelo mesmo método do champanhe, com garrafas fechadas por rolhas de cortiça”, coloca René.

Frutas secas ou mix de castanhas: escolha cervejas mais complexas, de estilos como “old ales”, barleywine, e algumas especialty beers, como as Nöel.

Rabanadas e panetones: aposte nos estilos Strong Golden Ale e Tripel, cervejas da escola belga com alto teor de álcool, aromas frutados e corpo de médio a robusto.

Carnes: para as carnes brancas, as cervejas mais carbonatadas, frutadas ou cítricas, casos da Wittbier e Belgian Bond Ale, são indicadas. No caso das aves, como peru, uma Blond Ale. No caso de peixes, como o bacalhau ao forno, uma Wittbier ou Belgian Tripel. Para carnes vermelhas, pernil e tender, a “Belgian Dubbel” funciona muito bem.

Sobremesas: para doces com chocolates brancos, prefira as cervejas ácidas frutadas, caso das Lambics e Fruitbeers. Para chocolates escuros e sobremesas que levem chocolate ao leite ou meio amargo, pode-se optar pelas Porter, Stout, Imperial Stout ou Brown Ale. Já para as mesclas entre creme e chocolate, caso das mousses, uma excelente harmonização é com as cream stouts, cervejas que possuem lactose na composição.

Alessander Guerra

Envie uma mensagem