Receita diferente com Lentilhas

Como preparar lentilhas e uma receita diferente com lentilhas, são a pedida de hoje do Cuecas na Cozinha.  Essa receita de Lentilhas com Lascas de Bacalhau e as dicas são do meu livro “Cuecas na Cozinha: Escola de Maridos & Afins” . Uma boa opção para fazer não só como tradição no Ano Novo, mas em todos os dias do ano. Saúde!

 

Lentilhas com Lascas de Bacalhau

Faça antes

Dia anterior – cubra as lascas de bacalhau com água. Deixe na geladeira. Troque de água umas 3 vezes. Quando coar o bacalhau pela terceira vez, cubra-o com leite e volte à geladeira.

 

Na hora

Siga as instruções do pacote. Para 100 g de lentilha, utilizei 200 ml de água (seguindo a proporção peso x quantidade de água). Cozinhe em fogo baixo, com a panela quase tampada, até a água secar.

Hora de refogar o bacalhau – cubra o fundo da panela com azeite, corte 6 rodelas de alho-poró (solte todos os anéis de cada rodela). Aqueça o azeite e refogue até amolecer. Coe o leite e acrescente as lascas de bacalhau. Misture e deixe cozinhar por uns 3 minutos. Acrescente salsinha picada (uma colher de sopa) e refogue mais uns 2 minutos. Desligue o fogo.

Reserve algumas lascas de bacalhau para decorar. Depois, despeje na própria panela do refogado, as lentilhas cozidas. Misture. Está pronto para servir.

 

Lista de compras
Lentilha (100 g)
Lascas de bacalhau (100 g)
Azeite
Alho-poró
Salsinha picada
Leite


Dicas

Você consegue comprar o bacalhau já em lascas. Eles ficam dentro de potes perto das peças inteiras no mercado.

Se estiver cozinhando alguma coisa, a água secar e você perceber que o negócio ainda não está no ponto, não surte. Desligue o fogo. Em outra panela, bule, chaleira ou sei lá o que, coloque água para ferver, temperada da mesma forma como temperou a que estava cozinhando o seu prato. E assim que ferver despeje um pouco do líquido na panela que está cozinhando. Acenda o fogo novamente e toque o barco. Acrescente o caldo aos poucos, para não passar do ponto do cozimento.

Pensando assim, é sempre bom ter um caldo extra, esperando eventualidades. Especialmente para grãos, que são muito teimosos e temperamentais.

Nunca esqueça: “Caldo você acrescenta ao cozimento, mas não tem como tirar. Portanto, vá colocando aos poucos. Ninguém quer comida molenga!

 

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem