Biomassa de Banana Verde

Muito se tem falado sobre a Biomassa de Banana Verde ultimamente; diversas pessoas, por motivos de saúde ou simplesmente curiosidade, querem saber como preparar biomassa de banana verde em casa; então pedi para a chef e confeiteira especializada em gastronomia funcional, Carla Serrano, para escrever aos leitores sobre: O que é a Biomassa de Banana Verde, como preparar e  qual sua utilização culinária.

 

O QUE É ESSA TAL DE BIOMASSA DE BANANA VERDE?

Por Carla Serrano, para o site Cuecas na Cozinha.

A biomassa de banana verde, tanto falada nesses últimos tempos de gastronomia saudável, é a polpa da banana bem verde, cozida e processada.

De forma didática e objetiva, a polpa da banana verde é rica em amido resistente, que possui benefícios similares aos da fibra alimentar, não sendo digerido e absorvido no intestino delgado, podendo assim, chegar ao intestino grosso. Um dos benefícios do amido resistente no intestino grosso é a diminuição da multiplicação das bactérias ruins, servindo como prebiótico para alimentar as boas bactérias, que são essenciais para uma função intestinal saudável.

Quando a banana verde é cozida, sua polpa perde o tanino, responsável pela adstringência na boca, ficando com sabor neutro.

Nas preparações culinárias, sua utilização é ampla e sua função principal é a de espessar. Pode ser utilizada como substituta para creme de leite, pequena parte da farinha em preparações de confeitaria e panificação, e também na produção de nhoque e patês.

Para preparar a biomassa de banana verde: 

fotos e passo a passo produzidos pela chef Carla Serrano

Conservação:

Pode ser mantida na geladeira por cerca de 3 dias ou congelada por cerca de 3 meses.

 

Dicas:

Antes de congelar, porcione quantidades com tamanho adequado às preparações que pretende utilizar. Por exemplo: Em cubinhos de gelo para adicionar ao batimento de vitaminas e sucos ou conforme a sua preferência.

A casca também pode ser utilizada. Retire as pontas, raspe e descarte a massinha que fica na parte interior da casca. Corte em tirinhas e utilize para preparar uma deliciosa Caponata (receita aqui), substituindo a berinjela ou utilizando juntamente com ela.

 

Curiosidade:

Quando a banana amadurece, o amido resistente é transformado em açúcares, por isso a banana (madura) é rica em carboidratos e é indicada como um ótimo alimento para ser consumido antes da prática de atividades físicas!

 

Fonte de pesquisa:

Unesc

VP Oline

 

No próximo post receita sem glúten e sem laticínios de Brownie com Biomassa de Banana Verde que a chef Carla Serrano desenvolveu especialmente para nós!

 

Chef Carla Serrano

@chefcarlaserrano

 

 

Alessander Guerra

8 Comentários

Envie uma mensagem