O Livro do Hambúrguer

A Publifolha lançou no Brasil O Livro do Hambúrguer do chef Paul Gayler. São mais de 70 receitas, desde o hambúrguer de carne bovina mais tradicional até opções vegetarianas (queijo de cabra, berinjela e tomate seco/ abóbora e cuscuz marroquino/ grão de bico e legumes – citando alguns), passando por receitas de burgers, dos mais diversos países e regiões, que levam frango, peixes e frutos do mar (salmão, atum, meca ou badejo, pescada, linguado, bacalhau, camarão, lagosta,siri e vieira), cordeiro, porco, peru, faisão, avestruz e até de pato à moda de Pequim. Há ainda receitas de molhos, salsas,relishes, saladas, pães, batatas e legumes; tudo para deixar os hambúrgueres ainda mais saborosos.

Além das receitas, O Livro do Hambúrguer traz também um pouco da história desse prato tão apreciado ao redor do globo. Triturar a carne para facilitar seu consumo, já era um processo aplicado pelos tártaros na Rússia medieval – a carne era consumida crua – daí a origem do Steak Tartare. Os alemães adotaram a ideia, mas acrescentaram especiarias e ervas, criando o filé hamburguês (homenagem a cidade alemã de Hamburgo). Daí levaram a receita na bagagem quando atravessaram o Atlântico rumo à América. O termo hambúrguer, surge pela primeira vez em um cardápio, em 1834 no restaurante Delmonico´s de Nova York e então, começa a se espalhar pelos Estados Unidos. O salto para imortalidade, acontece quando alguém resolve colocar a carne entre duas fatias de pão, transformando-o em algo prático e rápido para comer. Quem efetivamente criou o sanduíche é uma discussão que se espalha pelos EUA. O que ninguém contesta, já que foi registrado por um repórter do New York Tribune, é que o bife de carne moída servido no pão e chamado hambúrguer foi vendido na Exposição Universal de St. Louis em 1904.

O Livro do Hambúrguer segue dando dicas sobre Como preparar um hamburguer de carne (prefira fraldinha, músculo ou acém – use carne com cerca de 20% de gordura para deixá-lo mais suculento. Se usar cordeiro ou porco, prefira a paleta ou o pernil), peixe (cuidados para moldar e grelhar essa carne tão delicada estão em cada receita) ou vegetariano (o segredo é a consistência, a mistura precisa permanecer unida enquanto é grelhada. Castanhas moídas, farinha de rosca e ovo ajudam a dar liga). E, conclui falando sobre as Técnicas básicas para grelhar na churrasqueira, frigideira ou chapa.

Alessander Guerra

3 Comentários

Envie uma mensagem