Futuro da Coquetelaria

O Futuro da Coquetelaria começa a ser desenhado agora e, devo dizer, que é bastante promissor!

Em 2020 haverão 400 milhões de novos consumidores bebendo destilados de luxo.

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A indústria está crescendo muito além dos tradicionais mercados de consumo europeu e americano.

Nos últimos cinco anos, o consumo de bebidas destiladas aumentou:

26% na África e no Oriente Médio, 15% na Ásia e 22% na China.

Esses e outros dados surgiram no relatório “WORLD CLASS: Future of Cocktails” (futuro da coquetelaria).

A WORLD CLASS é uma competição mundial de bartenders promovida pela Diageo.

O “Bartender do Ano da WORLD CLASS” (“WORLD CLASS Bartender of the Year“), é escolhido assim:

Após as competições locais pelo diversos países, 57 dos melhores bartenders do mundo competem pelo prêmio.

Leia mais.

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Para desenvolver a pesquisa e o relatório, a Diageo fez parceria com a The Future Laboratory (empresa especializada em antecipar tendências).

Aqui no Cuecas na Cozinha, pensamos no estilo de vida de quem gosta de comer, beber, viajar e cuidar do seu bem-estar.

Eu, Ale Guerra, esse que vos escreve, gosto de antecipar tendências e falar sobre o futuro da coquetelaria é uma delas.

Por isso mostro agora o resultado:

o futuro da coquetelaria tem Coquetéis Controvertidos, Drinques Emocionais e Clientes com Identidade Mutável .

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Licoreria Limantour – México

Futuro da Coquetelaria

COQUETÉIS CONTROVERTIDOS

O contexto:

Como passamos mais tempo online, estamos mais dogmáticos do que nunca.

Buscamos marcas que façam o mesmo e representem alguma coisa.

40% das pessoas dizem que querem uma marca com um propósito.

A tendência:

Donos de bar com pensamento progressista estão se livrando das regras tradicionais e resgatando sua criatividade.

A regra é fazer o que querem fazer, da maneira que desejam fazê-lo.

1.  Fazendo do meu jeito

Tradicionalmente, o cliente sempre tem razão.

A próxima geração de bartenders está mais disposta a exprimir suas opiniões e desistir de tentar agradar todo mundo, o tempo todo.

Você não vai a um restaurante com estrelas do guia Michelin e diz ao chefe como preparar uma salada.

Então por que dizer a um bartender experiente como fazer um Mojito?

O proprietário da Licoreria Limantour no México, Benjamin Padrón Novo, explica:

“Sempre há clientes que me pedem para adoçar os drinques que servimos, mas sabemos que se fizermos isso iremos diluir o sabor da bebida destilada ou da fruta.

Assim, agora apenas dizemos não e explicamos a razão ao cliente. Tudo faz parte de um processo de educação”.

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2. Performance de (B)arte e teatro provocante

Para divertir e provocar uma reação do cliente, os bares começam a adicionar teatro à experiência.

O objetivo é criar uma forte impressão nos clientes.

No Operation Dagger em Cingapura, há uma nuvem dramática de lâmpadas incandescentes (foto acima).

Ao mesmo tempo em que a instalação, feita pelo dono Luke Whearty, de câmeras falsas de circuito fechado de televisão nos banheiros adicionam uma dinâmica estimulante.

Seus coquetéis são puro teatro também:

vodca com infusão de flor de ervilha azul sensível à acidez (pH) e capim-limão luminescente.

Misturados com champanhe transformam as bolhas da bebida destilada com cobalto em cor de rosa fluorescente.

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Trick Dog, em São Francisco

3.  O menu de próxima geração

Os coquetéis evoluíram significativamente no decorrer dos anos, mas os menus continuam os mesmos… até agora.

Bartenders inovadores estão se rebelando contra as tradições da profissão.

Pensando sobre novas maneiras criativas de os clientes se relacionarem com os drinques e navegarem pelo menu.

Em vez de terem os nomes tradicionais de coquetéis, os novos menus convidam à exploração e envolvem o apreciador de drinks.

O Trick Dog, em São Francisco, substituiu todos os nomes de coquetéis por signos astrológicos e cores Pantone.

Fragrances do The Ritz-Carlton, em Berlim, se tornou o primeiro bar em que você pode pedir drinques com base em perfumes ou aromas.

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Fragrances do The Ritz-Carlton, em Berlim

Futuro da Coquetelaria

COQUETÉIS EMOCIONAIS

O contexto:

Em um mundo em que, agora, as pessoas valorizam mais as experiências do que as posses, estamos observando o crescimento da economia emocional.

Os consumidores buscam conexões mais profundas com as marcas.

A tendência:

Os bartenders sempre foram pioneiros na adoção de novidades quando se trata de se conectar com as pessoas.

O aspecto social de seu trabalho lhes proporciona uma forte percepção do que as pessoas pensam.

Donos de bar definidores de tendências e marcas de drinques estão criando, agora, maneiras ainda mais inovadoras de se conectar mais profundamente com os clientes.

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Seymour’s Parlour em Londres

4.  Coquetéis com sentimentos

Na próxima década, preste atenção em bares que descartam os menus tradicionais e, em vez disso, listam seus coquetéis por estado de ânimo.

Os drinques serão feitos sob medida para invocar uma emoção específica.

O bartender pode preparar para você um coquetel vermelho que estimule a confiança, um amarelo que estimule a amizade ou um drinque negro para favorecer a disciplina.

Usando o sentido da visão e do olfato para direcionar as emoções dos apreciadores de coquetéis, o Seymour’s Parlour em Londres está usando fragrâncias para conectar memórias agradáveis e nostálgicas.

Emitindo o aroma de grama recém-cortada para evocar imagens da primavera e de pinho defumado para transportar os clientes para uma noite aconchegante de outono.

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Artesian, em Londres

5. História em uma taça

Os coquetéis são usados, agora, para contar uma história e transportar os clientes para lugares exóticos.

Bebidas destiladas locais, tais como Baijiu (destilado de trigo e arroz glutinoso com base em uma receita de 5.000 anos), estão sendo usadas para apresentar as pessoas às tradições chinesas.

O bar progressista Artesian, em Londres, explora as experiências pessoais dos clientes, perguntando sobre feriados recentes e criando um coquetel que captura o ânimo e a essência em uma taça.

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Tim Philips

6. Apresentando o “micro-friend” (“microamigo”)

As pessoas estão buscando conexões instantâneas para desfrutar o aqui e agora e os bartenders frequentemente são os mais indicados para isso.

Uma nova tendência, “the micro-friend” (o “microamigo”), é a dos bartenders se focarem em desenvolver relacionamentos com os clientes no pequeno tempo que passam juntos.

De acordo com o australiano Tim Philips, que já ganhou o Bartender do Ano da WORLD CLASS:

Algumas micro amizades são formadas em tempo tão curto como de 30 a 45 minutos.

O tempo equivalente ao que o cliente gasta para beber um coquetel.

“Fazer um microamigo depende apenas de estabelecer uma conexão emocional com alguém e isso produz um efeito rápido e definitivo no grau que as pessoas gostam de seu bar”, ele explica.

Assim, é natural que seu bartender faça perguntas sobre seu fim de semana, trabalho e família, para transformar você de cliente em amigo.

Tim Phillips demonstrates how the micro-friendship can start in as little as 30 minutes (PRNewsFoto/WORLD CLASS)

Futuro da Coquetelaria

CLIENTES COM IDENTIDADE MUTÁVEL

O contexto:

De acordo com a ONU, um recorde de 232 milhões de pessoas estão vivendo em países diferentes daquele em que nasceram.

Considerando a nós mesmos seres “sem fronteiras”, nós nos definimos mais por nossos estilos de vida ou preferências musicais do que pelo nosso país de origem.

A tendência:

Na vanguarda das tendências, os donos de bares estão buscando consumidores que sentem um descaso saudável pela submissão.

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Old Fashioned (minha foto no Frigobar)

7. Deixe o gênero na porta

Os dias em que os drinques eram considerados uma “coisa de homem” ou “coisa de mulher” terminaram.

Os limites se ofuscaram e, conforme a sociedade evolui para além das normas tradicionais do gênero, as pessoas estão se sentido liberadas para escolher suas bebidas.

Os bartenders estão usando, agora, a linguagem do “gênero neutro” para descrever, dar nome e servir coquetéis.

Já foi criada até uma palavra “Brosé” – homens desfrutando sem nenhum constrangimento um vinho Rosé.

Assim como mulheres bebem, com tranquilidade, um drinque Old Fashioned.

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Outrage, na África do Sul

8. Uma carreira, não um emprego

Conforme os clientes se tornam mais bem informados e mais exigentes no bar, o papel do bartender também está evoluindo.

Competições mundiais, tais como a do Bartender do Ano da WORLD CLASS, mostram:

Bartenders profissionais se valem de qualificações acentuadas, visão criativa e habilidade de impressionar; identidade mutável em ação.

O fundador da organização coletivista mundial de drinques P(OUR), Alex Kratena, explica:

“Os melhores bartenders se mantêm em dia com os apreciadores de coquetel afirmativos, instruídos e cosmopolitas, de forma que devem estar por dentro de seu jogo e oferecer algo extra”.

Isso leva a perspectivas estimulantes de carreira, à medida que os bares investem em suas equipes mais do que nunca, fazendo-os viajar pelo mundo, a fim de criar heróis locais que irão fazer o cenário da coquetelaria progredir.

A Licoreria Limantour apoia seus bartenders que economizam para fazer treinamentos no exterior, a fim de aprimorar suas qualificações.

Enquanto o Outrage, na África do Sul, equipa seu pessoal com todas as qualificações que precisam, desde a aquisição de ingredientes e ferramentas essenciais para operar um bar full service.

9. Bartenders com múltiplas qualificações

Os bartenders formam um grupo de pessoas com múltiplos talentos, crescentemente com identidades mutáveis que lhe são próprias.

Parte chefe de cozinha, parte profissional do bar, parte confeiteiro, com papéis que se estendem para além do bar.

Forçando os limites ainda mais, esses bartenders com múltiplas qualificações estão desafiando seus clientes sobre o que constitui um coquetel.

“Os coquetéis evoluíram muito além de sua forma clássica e de líquidos misturados em uma taça.

Profissionais de bar criativos, equipados com os últimos ingredientes, tecnologias e ideias estão mudando todo o conceito de coquetelaria e nos deixando sedentos pelo que está por vir”, diz o sócio sênior da The Future Laboratory, Tom Savigar.

Visite theworldclassclub.com para ler o relatório completo Futuro da Coquetelaria e saber mais.

fotos de divulgação

Alessander Guerra

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