Sopa de Milho Verde cremosa e deliciosa

Essa receita de Sopa de Milho Verde cremosa e deliciosa foi enviada para a festa de comemoração de 1 ano do Cuecas na Cozinha que aconteceu em maio de 2008. Na festa eu convidei vários blogs, que mandaram seus pratos comemorativos para a festa virtual.

Segundo as autoras do blog Frango com Banana, essa Sopa de Milho Verde cremosa e deliciosa é um prato famoso de Tatuí (interior de São Paulo) conhecido como Mingau de Milho Verde de Tatuí.

Vamos ver o que dizem as autoras

“Alessander,
Está aí o prato mais famoso de Tatuí, sucesso absoluto de crítica e público no Frango com Banana. Como você já deve ter percebido, nós duas nos dividimos entre Tatuí e SP. E é só fazer um friozinho para nos reunirmos para fazer mingau.
Em Tatuí há uma senhora, a Dona Nadir, que vende o caldo do milho pronto. Isso facilita muito, claro, mas dá para fazer em casa, sim. Olha aí a receita.
Ah, e parabéns pelo aniversário do Cuecas!!
Fran e Rê”

 

Mingau de Milho Verde de Tatuí
Para 3 pessoas

O que usar:
– 10 espigas de milho (que renderão 1 litro de caldo de milho);
– a mesma quantidade de água (1 litro);
– 1 colher de sopa de manteiga;
– 1 cebola picadinha;
– 2 dentes de alho picados;
– 1 tablete de caldo de galinha;
– sal e pimenta a gosto;

 

Como fazer:
Para fazer o caldo de milho:
A Dona Nadir é tão sofisticada que tem um ralador elétrico. Mas, segundo ela, antigamente ela ralava o milho com um ralador bem rústico. Depois, passava a mistura em quatro peneiras para ir tirando as ‘casquinhas’ do milho. Sempre espremendo, para sair o caldo. Agora, se quiser facilitar, faça da seguinte forma: Passe a faca na espiga e, com o mínimo de água, bata o milho no liquidificador. Peneire. Se você achar que ficou ralo demais, junte uma colherada da mistura que ficou na peneira no líquido. Dez espigas dão, em média, 1 litro de caldo de milho. Reserve.

 

O mingau:
Em uma panela, tempere a água, como diz o povo de Tatuí. Derreta a manteiga e refogue o alho e a cebola. Depois junte o tablete de caldo de galinha e 1 litro de água – sempre será a mesma quantidade do caldo de milho. Quando a água estiver quase fervendo, junte o caldo de milho aos poucos. Mexa sem parar por cerca de 30 minutos. Tempere com sal e pimenta e sirva com um frango refogado e com limão rosa. Fica uma delícia. Nós garantimos.

 

 

Alessander Guerra

9 Comentários

  1. >Alessander, ficou lindo o post! rs
    E já coloquei lá no Frango tb, chamando para o aniversário do Cuecas! Pode contar sempre conosco! E não estranhe se roubarmos sua idéia! hehe
    Bjs!

  2. >Laurinha e Fabrícia com certeza deve ser delicioso. Eu como amo tudo que é feito de milho sou suspeito.

    Rê obrigado pela participação de vocês e boas idéias devem ser compartilhadas.

  3. >Huahuahuahuahuahua…
    Ai Alessander, só você mesmo.
    Agora fiquei até com medo de mandar alguma coisa pra comemorar o niver do Cuecas Já pensou como vai ficar? Cuecas Temperadas!!
    Medo… huauhahuauuha.
    Mas essa receitinha hein, que delíciaaaaaaaaaaaaa!!! Fiquei com vontade (pra variar), ainda mais que anda fazendo umas noites friazinhas por aqui^^
    Kisss pra ti!

  4. >Nani eu também acho que deva fazer logo.

    Marcele pra mim também tudo de milho é bom demais!

    Axly aqui a gente perde o amigo mas não perde a piada.

    Cláudia que bom que também conheceu o Frango com Banana

Envie uma mensagem