Fondue de Chocolate

Normalmente depois da Fondue de Queijo que publiquei a receita aqui, com direito ao acompanhamento de um bom vinho e a presença de amigos bons de garfo. Arremato a comilança com Fondue de Chocolate. Coisa boa, né?

Fondue de Chocolate

Eu sei que agora vai ter gente que vai babar no teclado, mas esse é um dos pequenos prazeres de quem vos escreve. Detalhe, essa Fondue de Chocolate tem um toque especial, Água de Rosas (encontrada facilmente em alguns supermercados na sessão de importados, empórios e restaurantes com produtos árabes).
Claro que você pode dispensar a Água de Rosas para preparar essa Fondue de Chocolate, mas vá por mim que fica diferente e o povo curte a novidade. Na hora de servir exala um aroma bem especial.
E que Nossa Senhora do Colesterol nos ajude!

Fondue de Chocolate

Vamos lá:

  • Pique duas barras de chocolate meio amargo – umas 350 g.

     

  • Leve ao Banho-maria. Atenção esse banho nada tem a ver com a higiene daquela senhora. É apenas esquentar água em uma vasilha, desligar o fogo e levar a panela com o chocolate para derreter sobre a água quente.

     

  • Derreteu o chocolate? Tira a panela do Banho-maria e leve ao fogo baixo.

     

  • Agora despeje e misture aos poucos uns 200 a 250 ml de creme de leite fresco.

     

  • Misturou bem? Põe uns 50 ml de Grappa (é uma aguardente feita a partir do bagaço da uva) e mexe bem para que a “danada” desapareça e você não se comprometa. Se não tiver grappa, pode usar outro destilado de sua preferência: cachaça, whisky, vodka, conhaque. Ou pode não colocar esse toque alcoólico, se não quiser.

     

  • Desliga o fogo. Acrescenta um choro de água de rosas (encontrada em mercados e lojas de produtos árabes). Só para servir com um perfume diferente sua Fondue de Chocolate.

     

  • Acompanha frutas diversas, bolos (que podem ser fatiados em cubos) e tudo mais que sua imaginação permitir. Já que é pra chutar o balde chuta com fooooorrrrrrrçaaaa!

     

Alessander Guerra

9 Comentários

  1. >Que a nossa senhora do colesterol nos ajude mesmo.

    Adorei essa dica da Água de Rosas, fica naquela "santo Batman pq nunca pensei nisso!". Deve dar um q a +

    GOSTEI!

  2. >Isabel já conversei com a Ana Maria que é uma especialista em vinhos e trabalha na importadora Ana Import, ela ficou de me mandar várias dicas sobre harmonização vinho/fondue.

    abraço

  3. >Ola!
    Vi essa receita ontem, e ontem mesmo a fiz, com o friozinho que esta aqui em SC udo de bom! Ainda mais gravida de 6 meses! Tive que fazer 2 receitas!!
    Maravilhoso!!
    parabéns!!!

Envie uma mensagem