>Mince Pie

>

mince pies – foto Debbie (Projeto Wonka)

 

“Essa não é lá a receita da mince pie tradicional inglesa, mas é tão lindinha e deliciosa quanto. Para quem não conhece, as mince pies são figurinhas certas no Natal da Grã-Bretanha e são normalmente recheadas de frutas, decoradas com estrelas. São uma graça tanto para a mesa da Noite Feliz ou para presentear os amigos durante as festas de fim de ano.

Fiquei louca em fazer uma das tortinhas desde que assisti Harry Potter e o Príncipe Mestiço. Sou fã da série e fico completamente louca com as comidas que aparecem no longa. Por conta do mundo de magia, as mesas são sempre tão criativas! Mas, num Natal na casa da família Weasley, Harry come uma mince pie tão bem feita que prometi que faria um dia, ou ao menos tentaria algo parecido.

Foi um prazer imenso participar de uma iniciativa tão bonita – 1ª Ceia Virtual Solidária no Cuecas na Cozinha. Muito obrigada, Alessander!

E, vocês, queridos leitores, por favor participem: ajudem o Médico Sem Fronteiras. Vamos nos unir para conseguir dias mais doces à milhões de pessoas! Eu desejo a todos um Feliz Natal e um Ano Novo iluminado! :)”

Beijão 

Debbie (Projeto Wonka)

 

Mince Pie de morango

Massa:

– 700g de farinha de trigo

– 350g de manteiga sem sal gelada em cubos

– uma boa pitada de sal

– 6 colheres de sopa de açúcar

– 1 colher de chá cheia de canela em pó

– raspas de meia laranja

Pulse tudo no processador até virar uma farofa. Adicione 4 colheres de sopa de água fria e volte a pulsar. Você saberá que a massa está pronta quando ela se unir toda no processador, virando uma bola. Retire a massa, enrole no plástico filme e deixe na geladeira por 30 minutos.

 

Creme:

– 500ml de leite integral

– 150g de açúcar

– 40g de amido de milho

– 40g de farinha de trigo

– 5 gemas

– 25g de manteiga sem sal

– extrato de baunilha

Antes de qualquer coisa, dissolva o trigo e o amido de milho num pouco de leite para não correr o risco de ficar caroços e gosto dos secos. Junte essa mistura ao resto do leite, ao açúcar e à manteiga numa panela. Leve ao fogo mexendo sempre. Quando estiver quente, quase fervendo, desligue o fogo. Coloque as cinco gemas – peneiradas ou sem pele para não ficar com gosto de ovo – num recipiente, pegue uma concha do creme e jogue nas gemas mexendo muito bem para não encaroçar. Coloque essa mistura na panela com creme quente e leve ao fogo novamente, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar. Tome o cuidado de tampar com filme plástico rente ao creme para não formar qualquer película.

 

Geléia de morango:

– 1kg de morangos frescos cortados em pedaços

– 320g de açúcar

– 2 canelas em pau

Leve ao fogo mexendo vez por outra até dar consistência de geléia. Eu prefiro sentir os pedaços do morango na geléia, por isso cortei a fruta em partes maiores. Mas fica a seu gosto.

 

Montagem:

Cubra o fundo de forminhas de empada ou de cupcakes com a massa. Faça furinhos com um garfo. Coloque o creme, depois a geléia e feche com um pedaço de massa cortado no formato de estrela. Pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido em 180°C até dourar. Para decorar, jogue açúcar de confeiteiro por cima das tortinhas. Eu joguei açúcar e canela moídos na hora porque queria algo mais rústico.

O resultado é um mimo e o sabor é doce na medida. A massa amanteigada e quebradiça, o creme de confeiteiro leve e a geléia de morango meio azedinha combinam muito bem. O toque de canela dá uma ar ainda mais natalino e as estrelinhas fazem das tortinhas um presente carinhoso para as pessoas que ama.

O que é a 1ª Ceia Virtual Solidária no Cuecas na Cozinha?

Até 31/12, todos os dias receitas: doces e salgadas + dicas de bebidas para as Festas de Fim de Ano – enviadas por chefs e blogueiros de comida e bebida, que foram solidários e depositaram ao menos R$10,00 para o MSF (Médicos Sem Fronteiras).

 

Você leitor participe também

Aproveite a Ceia, as receitas,dicas e ajude o MSF – Depositando apenas R$10 – todos juntos faremos uma diferença enorme na vida de muita gente.

 

Contas Correntes do MSF (Médicos Sem Fronteiras)

Banco Itaú – agência 0603 – CC 32000-3

Bradesco – agência 3060- CC 111456-5

O CNPJ de Médicos Sem Fronteiras: 00988096/0001-48

 

A mesa está servida e não devemos deixar

ninguém de fora

obrigado a todos

Alessander Guerra

Alessander Guerra

Um Comentário

Envie uma mensagem