Receita de Lombo Suíno

Receita de Lombo Suíno – Um lombo suíno assado é sempre uma boa receita de carne de porco para ser acompanhada de um purê de frutas. Nessa Receita de Lombo Suíno, a querida Patty Martins (Aqui na Cozinha) fez um purê de damasco e como acompanhamento um arroz de espinafre. Uma mistura de sabores e cores.

Esse post faz parte do evento: 1ª Ceia Virtual Solidária no Cuecas na Cozinha / Leia também a Mensagem de Médicos Sem Fronteiras

Lombo Suíno com Purê de Damasco e Arroz de Espinafre

Ingredientes:

1 lombo suíno temperado congelado
2 colheres de (sopa) de manteiga
2 xícaras de (chá) de água

 

Purê:
500 g de damascos secos
2 xícaras de (chá) de água
4 colheres de (sopa) de creme de leite com soro
1 colher de (sopa) de mel

1 colher de (sopa) de manteiga

 

Arroz:

3 xícaras de (chá) de arroz cozido

1 maço de espinafre

1/2 cebola ralada

1 colher de (sopa) de manteiga

Sal a gosto

 

Para decorar: damascos inteiros

 

Modo de Preparo

Deixe o lombo descongelar de um dia para o outro na geladeira. No dia seguinte coloque o lombo em uma assadeira, besunte-o todo com a manteiga. Coloque a água na assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno que deve ter sido pré aquecido por 10 minutos. Deixe no forno médio por cerca de 1h10min. Tire o papel alumínio e deixe mais 30 minutos até dourar.

Purê

Deixe o damasco de molho na água por 30 minutos e depois leve ao fogo. Cozinhe por mais ou menos 15 minutos ou até ficar macio. Bata os damascos junto com a água, o creme de leite e o mel no liquidificador. Despeje o creme em uma panela acrescente a manteiga e leve ao fogo. Deixe levantar fervura e desligue.

Arroz

Coloque uma panela com água para ferver.Tire as folhas do espinafre e coloque na água fervente conte 2 minutos e escorra. Pique bem miudinho e reserve. Em uma panela coloque a manteiga e doure a cebola. Assim que a cebola dourar, junte o espinafre e refogue um pouco. Acrescente o arroz, misture bem  e acerte o sal.

Montagem

Fatie o lombo e arrume as fatias com o purê de um lado e o arroz do outro.

 

foto enviada pela Patty Martins (Aqui na Cozinha)

Alessander Guerra

Envie uma mensagem