Matze Ball

Matze Ball Soup

Na noite de hoje, cerca de 120 mil judeus de todo o país darão início às comemorações do Pessach, a Páscoa Judaica, celebração que marca a libertação do povo judeu da escravidão no Egito (que ocorreu por volta de 1300 A.C.).

O Pessach é comemorado por oito dias, e durante esse período é proibido comer, beber ou ter posse de qualquer alimento fermentado, substituindo-se o pão e seus derivados por um pão ázimo e sem fermento chamado “matzá”, que relembra o Êxodo, quando o Povo de Israel fugiu do Egito, e não houve tempo para o pão fermentar.

A celebração é marcada por dois jantares em dias seguidos, nos quais é lida na “Hagadá” (narração) a história da Páscoa Judaica, estimulando a participação das crianças da família. Os judeus têm por mandamento narrar às futuras gerações a libertação do Egito.

Informações enviadas pela Conib, presidida por Claudio Lottenberg e pela Fisesp, presidida por Boris Ber

 

Sopa Matze Ball

receita do chef Benny Novak

Rendimento: 3 porções

 

Caldo

1 Frango
2 Cebola
2 Cenoura
1 Salsão com as folhas
2 Chuchu  sem casca e sem miolo
2 Batatas
1 ramo pequeno de salsa
Água fria até cobrir o frango
Sal, só no final

Colocar o frango e água na panela, deixar ferver (escumar bem durante o processo, para não sujar o caldo), acrescentar os legumes, deixar ferver novamente e abaixar o fogo para médio, baixa fervura, continuar escumando e deixar por pelo menos 50 minutos. Retirar o frango e reservar.

Retirar os legumes com cuidado para não sujar o caldo, dispensar os legumes, coar o caldo no chinoix grosso, depois no fino. Temperar no final.

 

Matze Ball

2 ovos
1 copo de água
1 cebola pequena bem picada
Farinha de matzá
Sal
Dourar a cebola até ficar marrom clara.
Misturar ovos água e farinha de matzá (sem medida), deixar descansar por 15 minutos, verificar o ponto e o sal, cozinhar em caldo quente, subiu tirou.

Observação : Tempo de cocção da bolinha de matzá: 12 minutos. Não ultrapassar o tempo de descanso da massa, pois ela ficará dura.

 

Mais tarde outro post com simbologia dos alimentos do Pessach e receita de Cumishbrot – Bolo inglês de passas e nozes.

Alessander Guerra

Envie uma mensagem