Spago restaurante

Restaurante SpagoLuminárias com imagens de crianças comendo e se lambuzando, números nas mesas, cadeiras com assentos de lona, paredes de tijolos à vista, vigas de ferro, jogo americano de papel = identidade visual do Spago

Finalmente visitei o restaurante Spago na 5a feira passada (16/02/2012). Dia em que eu e o chef Carlos Bertolazzi, fizemos uma promoção onde sorteamos dois livros Cuecas na Cozinha para duas pessoas que estivessem jantando no Spago. As dedicatórias foram feitas por mim durante o jantar. E olha as fotos dos vencedores aí gente! Muito legal!

Dedicatórias

Mariana e Rogério (esquerda) e Roberto e Vera (direita) – foto do instangram do Bertolazzi

Cheguei lá no Spago por volta das 9 da noite e o Bertolazzi, tentando manter a dieta, estava numa saladinha. Aí eu tinha que provar os pratos, então começamos a dividir as porções, enquanto batíamos papo. Um chef que gosta de comer a sua própria comida é um bom indício. Um chef que disputa com você pau a pau as garfadas nos diversos pratos que desembarcam na mesa é outra história! (risos)

Spago entradas

Fried Calamari – Lula empanada (carnuda e macia com crocante saboroso e sequinho) – pra mim melhor pedida de entrada/ Mozzarella Marinara (mozzarella de búfala empanada com parmesão – boa para mergulhar no molho marinara) / Cheese Garlic Bread (pão tostado com mistura de alho, mozzarella e parmesão – crocante, com alho sutil)

Desde sempre resolvi deixar a crítica gastronômica aos afeitos pelo assunto e publicar aqui no Cuecas na Cozinha apenas o que eu acho que realmente vale à pena. Falar mal do que eu não gosto pra que, se eu tenho tanta coisa boa pra dizer? Por isso não preciso nem me preocupar em jantar junto com o chef, porque tenho caráter suficiente para ter minhas próprias opiniões.

Pratos Principais

Spaghetti Meatballs (massa ao dente, molho intenso de tomate e almôndegas suculentas) / Milanese acompanhado de Mashed Potatoes ( o bife à milanesa é bem sequinho e esse purê de batatas é macio com toque especial de queijo, acompanhamento perfeito para a carne)

Mais do que falar aqui dos bons pratos que provei (leia os comentários nas fotos). Pratos que têm origem nos restaurantes italianos dos Estados Unidos (dá só uma olhada na foto da pilha de livros de onde saíram e ainda vão sair muitas ideias de receitas do Spago). Queria destacar 10 reflexões que considero importantes para quem pretende montar um restaurante ou outro negócio no ramo de comida. Uma mistura do que eu penso com o que rolou no meu bate-papo com o chef Carlos Bertolazzi.

Livros

  1. Restaurante é Negócio! – utopia só combina bem com os estudos.
  2. Pense bem no que você quer fazer antes de começar a gastar o dinheiro, cada vez mais raro e cada vez mais caro.
  3. Pesquise muito, viaje, trabalhe, rale; enfim, tome suas decisões embasado.
  4. Antes de abrir um restaurante pense nele como um projeto de longo prazo e não como um meio efêmero para ganhar prêmios e aparecer na mídia. O Spago já nasceu formatado para virar uma rede de restaurantes, por exemplo.
  5. Aliás, você deve pensar em agradar o público. Se crítica pagasse as contas muitos restaurantes não teriam fechado suas portas.
  6. A cada dia é mais importante descobrir essa fórmula: boa comida a preços pagáveis – receita usada tanto no Spago quanto no Zena, outro restaurante do chef.
  7. Para chegar na boa relação de preço-qualidade é elementar entender de custos. Desenvolver fornecedores comprometidos, brigada enxuta, otimização do material utilizado e do cardápio e, fundamental, descobrir o que é supérfluo e o que é essencial para o funcionamento do restaurante (algumas coisas só ajudam a encarecer).
  8. A formação em Administração de Empresas e Marketing, ajudam bastante no negócio.
  9. As Mídias Sociais são fundamentais para um restaurante hoje em dia. Mas é preciso estar engajado efetivamente na rede. Ouvir e atender aos seus clientes. Claro, que a comida tem que ser boa, senão essa rede também não funciona, porque precisa do retorno positivo dos clientes. Trocando em miúdos: você só Retwitta no Twitter ou Compartilha no Facebook, aquilo que outra pessoa escreveu.
  10. Prepare-se para o sucesso! Há uma relação direta entre ele e a quantidade de pedradas que você vai levar! Eike como eu sei disso! (risos)

DSC09327

Cadê a mesa 13?

Banoffe Pie

Frozen Banoffee Pie (torta de banana, doce de leite, chantilly e essa firulazinha escultural de caramelo)

Alessander Guerra

4 Comentários

  1. >Estou amando o livro, super dicas incríveis!! Daqui a pouco eu passo para o Rogério aprender e surpreender!!
    Adorei esse dia, você é uma simpatia e o papo foi ótimo!!
    Obrigada!!

Envie uma mensagem