Camarão Sertanejo

Camarão na abóbora

Essa receita de camarão sertanejo é feita com camarões, creme de jerimum (abóbora) e um toque de leite de coco. Uma receita que o chef Wanderson Medeiros preparou para o Picuí em Maceió e Aracajú mesclando ingredientes regionais em preparações que valorizam a apresentação do prato e o sabor tipicamente nordestino. “Escolhemos pratos que mostrem ao público que o Picuí vai além da carne-de-sol”, conta o chef.

Camarão Sertanejo (Camarões em creme de jerimum e perfume de coco servido na abóbora)

Ingredientes

300g de camarão

1 abóbora de 1,5kg

sal à gosto

Pimenta-do-reino à gosto

Açafrão à gosto

1 colher (sopa) manteiga de garrafa

½ xícara manteiga

1 xícara de cebola ralada fina

½ xícara farinha de trigo

1 xícara leite

½ xícara requeijão cremoso

2/3 xícara creme de leite

3 colheres (sopa) azeite

2 dentes de alho picados

1 pimentão vermelho grande picado em cubinhos

½ xícara leite de coco

100g de abóbora cozida e passada no processador (opcional)

 

Modo de preparo

Faça uma abertura na parte superior da abóbora, retire as sementes e coloque para cozinhar na água por 20 minutos, escorra e reserve.

Tempere os camarões com sal, pimenta e açafrão. Aqueça bem a manteiga e refogue os camarões em fogo alto, por 2 minutos. Reserve.

Em uma panela coloque a manteiga e ½ xícara de cebola, deixe refogar sem dourar. Acrescente a farinha de trigo e mexa bem com um fuet até ela ficar marrom clara. Coloque o leite e mexa sem parar, acrescente o requeijão, o creme de leite, a abóbora triturada e acerte o sal.

Aqueça o azeite e acrescente o alho picado juntamente com o pimentão e a ½ xícara de cebola. Deixe refogando em fogo baixo por 20 minutos. Acrescente a esse refogado o leite de coco e triture no liquidificador. Misture o molho branco com o molho de pimentões e os camarões, acerte o sal se necessário e sirva na abóbora. Acompanhe com arroz branco e macaxeira frita.

(foto de divulgação)

Alessander Guerra

3 Comentários

Envie uma mensagem