Receita de couscous marroquino com cogumelos

Essa receita de couscous marroquino é muito simples de fazer. É daquelas receitas fáceis, práticas, rápidas; que podem ser feitas pra pouca ou pra muita gente. Eu aqui optei em fazer a receita de couscous com cogumelos; mas você pode fazer com os ingredientes que desejar ou até mesmo o restão da geladeira.

Vamos lá: Você compra o couscous (sêmola de trigo), prefiro os de grão médio (ficam na sessão de importados dos mercados). Aí para hidratá-los basta seguir as instruções da embalagem. Uma embalagem de 500g dá pra umas 8 pessoas.

Normalmente a hidratação é assim: para 250 grs de couscous você usa 250 ml de água – é proporcional. Mas eu sempre coloco um pouco a mais de água do que manda a embalagem, tipo uns 50 ml pra ficar mais molhadinho.

Junto com a água você leva pra aquecer uma ou duas colheres de azeite e um pouco de sal. É isso. Aqueceu. Desliga. Despeja o grão. Mistura. Tampa a panela. Em 3 minutos a mágica está pronta. O grão fica hidratado. Aí para deixá-los soltinhos, duas colheres de manteiga e mexe com garfo pra em fogo baixo.

A mistura é à moda de quem faz! Eu aqui me utilizei de:

1 bandeja de ervilha torta

1 bandeja de shitake

1 bandeja de shimeji

1 embalagem de tomatinho sweet grape

100 ml de shoyu

2 colheres de manteiga pro fundo da panela

 

Fiz as 500 grs do couscous com os ingredientes acima e deu para 8 pessoas que comeram e repetiram.

Ervilha torta – lavei, cortei as pontas (descartei) e cortei ao meio

Shitake – não se lava cogumelos ok? Eles são como esponjas, se lavá-los vai comer água (no máximo se acharem que estão com um pouco de terra passem uma escovinha pra tirar). É só tirar o cabo que é mais duro e fatiar o resto.

Shimeji – mesma coisa que eu falei acima sobre o lavar. É só tirar a parte mais dura e aproveitar o restante.

Tomatinho sweet grape – lava e corta ao meio

Na panela: manteiga no fundo (deixa derreter) + ervilha torta (2 minutos mexendo pra que dê uma ligeira cozida) + acrescenta os cogumelos (mexe bem – 1 minuto). Põe o tomate e mistura tudo (1 minuto). Acrescenta o shoyu e mistura tudo + 1 minuto. Acabou tá pronto. Prova o sal. Normalmente não precisa de mais sal porque o shoyu já é salgado pacas.

Agora você pode optar em servir tudo misturado (acho que fica mais saboroso) ou então tudo separado (couscous embaixo e mistura em cima).

Fala a verdade! É muito fácil! Couscous é o tipo de ingrediente que devemos ter sempre em casa pra preparo rápido a qualquer hora.

Alessander Guerra

Envie uma mensagem