Receita de Bolo de Banana com Especiarias

E o chef Marcelo Faccini assina a coluna Gastronomia Funcional de hoje. Falando de sua majestade, a banana. Explicando todos os benefícios que o consumo da banana pode trazer ao organismo e, de quebra, nos brindando com uma receita de Bolo de Banana com Especiarias. Eu já provei esse bolo na casa dele e posso dizer que é de lamber os beiços! (essa foto de abertura do post eu tirei nesse dia).  Abaixo um gráfico muito interessante que ele desenvolveu junto com a equipe da VP Online, Consultoria Nutricional. Fala meu caro!

“A partir desta matéria, trarei sempre à vocês uma nova estrela do mundo da culinária. Não, não falarei de chefs, mas sim das estrelas que permitem que eles executem saborosos pratos: as frutas, os legumes e as hortaliças.

Gostaria de iniciar com uma fruta muito conhecida, a segunda mais consumida por nós brasileiros. Em sua árvore, encontramos até um coração. Todos a conhecemos e com toda certeza, em algum momento de nossa vida, já a experimentamos: a famosa banana.

A banana é o quarto produto alimentar mais produzido no mundo e é cultivada em 130 países. O Brasil é conhecido como a República das Bananas! Esta estrela não tem contraindicações e com ela podemos fazer delícias. Mulheres olhem que coisa boa: a nossa amiga banana reduz o estresse e a irritabilidade da TPM;  ajuda também contra o tabagismo e  no combate à insônia!

Em termos nutricionais, a banana tem 60% mais fibra que uma barrinha de cereais, tem menos açúcar que o nosso cereal matinal e tem, além do potássio (que é excelente para as nossas câimbras), o magnésio. Bem, falando a língua do povo, o magnésio é um relaxante muscular natural, muito bom para os ossos e também para as funções cerebrais.

Por isso, não poderia deixar de compartilhar com vocês uma receita com esta nossa estrela de hoje: o Bolo de Banana com Especiarias – muito apreciada nos jantares que preparo. E neste caso, como estamos falando nesta coluna da gastronomia funcional, será sem glúten e sem laticínios, POR FAVOR!”

 

Bolo de banana com especiarias

Ingredientes:

6 bananas orgânicas nanicas e bem maduras

3 ovos orgânicos

3 colheres de óleo de coco

1 ½  de xícara de chá de farinha de rosca sem glúten (ou de farinha de arroz)

1 ½ xícara de chá de leite de arroz (ou de soja, ou do que tiver exceto os que tenham lactose)

1 colher de café de essência de baunilha

1 xícara de chá de açúcar demerara

1 colher de sopa de canela em pó

1 colher de chá de cravo em pó

1 colher de chá de cardamomo em pó

½  de xícara de uvas passas

2/4 de xícara de castanhas do Pará granuladas

1 colher de sopa de fermento em pó para bolo

Modo de preparado:

Descascar as 6 bananas nanicas e amassá-las grosseiramente com um garfo. Reserve.

Bater em batedeira as 3 gemas, o leite de arroz, o óleo de coco, o açúcar demerara, a canela, o cravo e o cardamomo.

Em uma batedeira bater as 3 claras em ponto de neve com a essência de baunilha. Desligue a batedeira e acrescente as bananas amassadas, o fermento em pó, as uvas passas, as castanhas e as claras em neve. Misture gentilmente para a massa ficar aerada.

Untar uma forma retangular média com óleo vegetal e com a farinha de rosca sem glúten. Acrescentar a massa e levar em forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 25 min ou até que torta esteja totalmente assada. Após esfriar, corte-a em pedaços quadrados e leve à geladeira.

Mas para quem gosta de bolo quente, a dica é degusta-lo com uma geléia de lavanda, ou jasmim ou a que tiver…não importa. Tem aqueles que vão preferir com sorvete…se for o caso, recomendo com sorvete de baunilha feito com tofu, pois é extremamente leve e saborosíssimo.

Possíveis substituições caso tenha alguma alergia ou não encontre os produtos em sua região:

  • A farinha de rosca sem glúten pela farinha de arroz;
  • O leite de arroz pelo leite de soja, ou leite de coco, ou leite de macadâmia, ou leite de amêndoas, etc;
  • O óleo de coco por óleo de canola ou óleo de girassol.

Alessander Guerra

3 Comentários

    • na prateleira de um bom mercado você encontra junto com o açúcar ou na parte de orgânicos – está escrito no pacote. É um açúcar que não foi refinado

Envie uma mensagem