Casquinha de Siri com Camarão

Essa receita de Casquinha de Siri com Camarão que vocês vão ver abaixo, está sendo publicada hoje nesse blog de gastronomia; graças a um manifesto escrito há tempos. O que prova que vale à pena sim, lutar por um ingrediente.

A partir do manifesto “Por uma vida mais picante”, escrito pelo mexicano Hugo Delgado, restaurateur à frente do Obá Restaurante.; a pimenta ganhou um festival que nesse ano, em sua terceira edição, atinge 18 restaurantes de São Paulo e acontece entre os dias 16 e 26 de maio.

“O chile não e só fogo não. Uns perfumam, outros pontuam, existem os que adocicam e outros que até defumam. Hoje o chile é personagem central nas culinárias de países como México, Tailândia, Peru, Índia, China, Indonésia, Vietnam e, se continuarmos somando, descobriremos que quase a metade da humanidade se rende aos encantos deste elixir”, escreveu Delgado em um dos trechos do seu manifesto.

Chamada de chile no México,  ají nos demais países da América hispânica e pimenta no Brasil; o ingrediente é protagonista do Festival da Pimenta aparecendo da entrada à sobremesa. Os restaurantes participantes são (clique no nome do restaurante para acessar o link): Obá, Condessa, Mercearia do Conde, Suri Ceviche Bar, Na Cozinha, Portal da Coreia (Rua da Glória, 735 – Liberdade – Telefone: 3271-0924), Pimenta Fantasma, Marakuthai, Bar da Dona Onça, Taizan, Shintori, La Sangucheria, Samosa & Company (Rua Padre Machado, 137 – Saúde – Telefone: 4301-7001/8000), La Tapa, Salón Calavera – Lourdes Hernández (Contato para reservas: guisandeira@gmail.com, guisandeirinha@gmail.com), Namga, L’Amitié e Tantra.

Aqui uma das receitas o festival

 

Casquinha de Siri com Camarão

Restaurante: Pimenta Fantasma

 

Ingredientes

2 un. de cebola em brunoise

4 un. de tomate sem pele finamente picado

6 un. de dente de alho em brunoise

2 un. de pimentão vermelho e verde assados e em brunoise

1 un. de pimenta habanero em brunoise

óleo vegetal (quantidade necessária)

sal  a gosto

pimenta do reino a gosto

700 gramas de siri

300 gramas de camarão

1 xícara de leite de coco

coentro a gosto

cebolinha a gosto

queijo coalho moído a gosto

 

 

PREPARO

1. aquecer o óleo numa frigideira e refogar a cebola, o tomate o alho, os pimentões e a pimenta habanero, temperar com sal e pimenta do reino;

2. incluir o siri e o camarão e o leite de coco, e dar o ponto;

3. finalizar com coentro e cebolinha;

4. gratinar com queijo coalho e servir acompanhado com farofa de copioba.

 

Foto: Rafael Wainberg

 

 

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem