Avek: restaurante, bar e loja de vinhos

O Avek é um espaço integrado que conta com loja de vinho, bar à vin, restaurante e ainda sala privativa para degustações, cursos e reuniões de confrarias enogastronômicas.

O ambiente despojado criado pelo estúdio Arkiz recebe o visitante com uma loja de vinhos mesclada a um bar à vin. As garrafas, bem à mão e à vista,  ficam espalhadas em nichos que decoram o lugar. Por lá também encontramos mesinhas, balcão com cadeiras, sofás; tudo para que o cliente possa decidir entre levar o vinho pra casa ou bebê-lo ali mesmo. Detalhe importante: o preço não muda. A seleção dos cerca de 200  rótulos coube a sommelière Luciene Carvalho, que cuida dos vinhos da casa.

fotos de ambiente – Tadeu Brunelli

O chef do Avek é o francês Alain Uzan, que criou um cardápio especial para o o Bar à Vin e outro para o Restaurante. O espaço do restaurante também é bem bacana, segue o mesmo despojamento do restante da casa, com mesas, sofá, uma parede decorada com abajures e outra com um amplo quadro vermelho do artista espanhol David Dalmau.

Salada Sul da França: Mix de folhas, tomate, vagem, pato, magret seco, queijo de cabra (foto Tadeu Brunelli)

No cardápio, destaque para a seleção de 10 Grandes Saladas, variedade não muito comum nos restaurantes (Caesar, Inglesa, Niçoise, Italiana, Asiática, Marroquina, entre outras)…

Entrecôte grelhado ao molho do Alain e batatas fritas caseiras (foto Tadeu Brunelli)

…e ainda pratos da cozinha francesa reconfortante como: Boeuf Bourguignon, Filé mignon ao molho de pimenta e Entrecôte com batatas fritas caseiras. Há também Arroz de Pato e Bacalhau à moda portuguesa e brasilidades como o Robalo ao molho de caju e Costela de Tambaqui ao molho de tucupi.

Ostras gratinadas ao modo Nantes (foto de celular – Alessander Guerra)

O que eu achei mais diferente e interessante no Avek foi a atenção que o chef Alain Uzan deu para o cardápio desenvolvido especialmente para o Bar à Vin. São seis variedades de Ostras (especialidades do chef) – a receita da Caipiostra (leva cachaça e será publicada no próximo post, obrigado chef!);…

Prato de charcuteria I – rillete, pâté de campagne, mousse de aves  (foto de celular – Alessander Guerra)

…Pratos de Charcuteria (rillettes de porco, patê de campagne, mousse de aves – entre outros); Queijos típicos (brie, chabichou, boursin, pont leveque – para citar alguns); Toasts ( mini croque monsieur e mini croque de salmão); Tartines (queijo de cabra e figo, salmão marinado, italianas);…

Vol-au-vent de queijo de cabra  (foto de celular – Alessander Guerra)

…Vol-au-Vent (6 opções, entre elas: mix de cogumelos e lagostim); mais Verrines diversas e outros acepipes no capítulo Do Mar.

Colheres – camarão à moda baiana (foto de celular – Alessander Guerra)

Completando o cardápio especial para o Bar à Vin, uma dúzia de opções das chamadas Colheres ( tartar de vieiras, camarão provençale, camarão à moda baiana, escargots – destacando algumas); . Opções bem variadas para serem exploradas na combinação com os vinhos da sommelière Luciene Carvalho. Quem quiser garrafa inteira, ok; mas também há cerca de 12 opções entre brancos e tintos servidos em taça.

Curto muito essa coisa de uma ou duas taças de vinho acompanhadas de comidinhas especiais, com a companhia certa jogando conversa fora, sem medo de ser feliz.

Avek

 

 

 

Postagens Relacionadas

Alessander Guerra

Envie uma mensagem