Caldo Verde

Essa receita de Caldo Verde, sopa tradicional de origem portuguesa foi preparada pelo  Ernestino Gomes Pontes, chef e sócio da Tasca do Zé e da Maria. Visitei a casa recentemente e posso atestar o quão bons são ao menos dois pratos servidos por lá: as alheiras e o arroz de pato.

Caldo Verde

No cardápio de inverno desse restaurante português entram duas sopas bem tradicionais: o Caldo Verde (receita abaixo) típico da região norte de Portugal, servido segundo a tradição com um fio de azeite e a Sopa de Pedra da região de Almeirim, no Ribatejo.

Sobre a Sopa de Pedra, conta a lenda, que um frade pobre e muito orgulhoso para pedir um prato de comida, ao chegar numa casa pediu aos donos que lhe emprestassem uma panela e a cozinha para preparar uma sopa de água e pedra.

Colocou sua pedra para cozinhar e enquanto fazia o caldo, pedia aos anfitriões outros ingredientes para “temperar” o prato. Aos poucos, foi acrescentando temperos e também chouriço e toucinho; depois pediu batatas e feijões para engrossar o caldo.

Por fim comeram todos juntos a sopa, que embora pobre no nome era cheia de sustância. Ao final de tudo, o frade retirou sua pedra da panela, lavou-a e voltou a guardar consigo. A pedra era garantia da sopa seguinte.

Para harmonizar com as sopas a sugestão é o vinho alentejano Dona Maria.

 

Caldo Verde

4 porções

INGREDIENTES

4 Batatas Médias

1 Xícara de chá de couve cortada em tiras

1 Paio cortado em cubos

1 Colher de sopa de azeite

Sal

 

MODO DE PREPARO:

Cozinhe as batatas sem a casca, com azeite e sal.

Depois bata no liquidificador e leve ao fogo brando.

Junte o paio cortado em cubos

Deixe cozinhar até engrossar um pouco

Acrescente a couve cortada em tiras

Misture tudo e sirva quente.

 

Obs: quem quiser acrescentar mais temperos ou outros ingredientes na receita fique à vontade.

 

Foto: Reinaldo Mandacaru

 

 

Postagens Relacionadas

Alessander Guerra

7 Comentários

  1. Ô Guerra, seu site está muito profissional, porem com muita simplicidade.Gosto da cozinha e aqui será meu refugio nas horas de lazer e poder aprender com suas informações e talvez trocar ideias, afinal cozinha é um laboratório.PARABENS!

Envie uma mensagem