Receita de Ostras com Cachaça

Para os apreciadores do molusco (que deve sempre ser comprado de um fornecedor confiável e estar absolutamente fresco), essa receita de ostras é bastante refrescante e tem o toque adicional, bem brasileiro, que é dado pela cachaça. Como vai perceber é uma forma de preparo bastante simples, a parte mais trabalhosa – e onde precisa tomar bastante cuidado para não se machucar – é abrir e separar as conchas.

Mas não foi um chef nacional que desenvolveu o prato. A proposta da receita de ostras com cachaça é do chef francês Alain Uzan que deu-lhe o divertido nome de Caipiostra e incluiu no cardápio de ostras do Avek – um espaço integrado que conta com loja de vinho, bar à vin (um bar onde você pode degustar os vinhos que estão à venda na loja), restaurante e ainda sala privativa para degustações, cursos e reuniões de confrarias enogastronômicas. A matéria completa sobre minha visita ao Avek, você encontra aqui.

 

Caipiostra – chef Alain Uzan / Avek

 

Ingredientes:

12 ostras

100 ml cachaça

1 limão siciliano

1 ramo de Dill

1 grão de pimenta rosa por unidade de ostra

1 moedor de pimenta com pimenta preta

400 gr de sal grosso

 

 

Preparação e Montagem:

– abra as ostras e corte delicadamente o músculo que segura as conchas.

– em um prato, coloque o sal grosso (para suporte das ostras) e por cima as conchas com as ostras.

– dentro de cada ostra, coloque uma pitada de raspa de limão, esprema um pouco do caldo do limão, coloque uma colher de cachaça, um grão de pimenta rosa e a ponta do ramo do dill. Finalize com pimenta moída e deixe marinar por cinco minutos na geladeira.

 

 

Alessander Guerra

Um Comentário

Envie uma mensagem