Receita de Pão Funcional

Pão funcional

Essa receita de Pão Funcional do chef Marcelo Facini foi provada e aprovada por mim. Um pão funcional sem glúten, sem lactose, absolutamente úmido, saboroso, macio (a foto que eu tirei pode comprovar o que estou dizendo). Ou seja, acabou o mito que pão sem glúten precisa ser seco, duro, sem graça, desanimador de comer.

Ah e tem mais! É fácil de fazer. Liquidificador e forma de pão, tá! Tá esperando o que? Corre pra comprar os ingredientes e provar. Garanto que vai se surpreender.

 

O PÃO NOSSO DE CADA DIA

(Chef Marcelo Facini)

 Ingredientes:

4 ovos orgânicos  (aqueles da galinha feliz)

1 xícara de chá de leite de soja (ou de arroz, ou de inhame, ou de painço, ou de amêndoas, etc)

1 xícara de chá de farinha de arroz

1/3 xícara de chá de farinha de milho (fubá)

1/3 xícara de chá de farinha de mandioca

1/3 xícara de chá de fécula de batata (ou de grão-de-bico)

2 colheres de sopa de farinha de linhaça (opcional)

1/4 xícara de chá de óleo de canola

1 colher de chá de sal marinho

1 colher de sopa rasa de açúcar demerara

1 colher de sopa de fermento seco para pão

3 colheres de sopa de okara* de soja (opcional)

Opção: cobrir com nozes, castanhas, pistaches, sementes de girassol, etc.

*Okara: é a sobra dos grãos de soja na preparação do leite de soja. Ele é utilizado para dar consistência e maciez às massas de pães.

Modo de preparo:

Bater em liquidificador ou Thermomix os líquidos todos e acrescentando os ingredientes secos aos poucos.

Colocar em forma untada (pão de forma). Cobrir com pedaços de nozes, castanhas, sementes de girassol, ou o que preferir. Deixar crescer até dobrar de volume.

Levar em forno pré-aquecido a 180 graus e aumentar para 220 graus.

 

 

 

Alessander Guerra

16 Comentários

  1. olá meninos!!!
    estou gostando bastante deste blog..principalmente das receitas funcionais..pois tenho uma cozinha funcional..sem gluten..sem lactose..sem açucar..
    sou muito amiga do chef Eudes..
    Abç
    Dri

  2. Essa receita não está faltando nenhuma farinha a mais? Tipo duas xícaras da de arroz, por exemplo. Porque a mistura de líquidos é bem maior do que as de sólido e ao misturar vira papa. Gostaria que tirassem minha dúvida. Tentei fazer e não deu certo. A papa nunca vai dobrar de volume. Obrigada!

  3. O pão ficou perfeito! Acho que por alguma razão meu pão ficou mais denso que o seu, mas ficou excelente, fofinho, macio, não esfarelou nada! Morri de medo de fazer por achar que não ia dar certo, não pela receita, mas por mim que sou um quase-desastre na cozinha. Não incrementei com nenhum grão que vc falou pq jurava que ia perder tudo. O okará eu fiz na mão mesmo, comprei os grãos (conforme recieta neste site aqui: https://www.carolinagabriel.com.br/como-fazer-leite-de-soja-e-okara/)não é dificil, parece muito como ferver salsicha! hahaha, mas não coloquei tanta água pois meu intuito era a massa e não o leite, coloquei água o suficiente para ter um pouco mais que a chicara necessária para a receita, guardei o restante no congelador para os próximos pães! Agora que deu certo ( \O/ ) e, mais segura, eu vou fazer com tudo que vc disse! Acho que quebrei meu liquidificador mas dá pra trocar (hhihiih). Agradeço a receita e por vc compartilhar ela aqui e saiba que vc ajuda muita gente pois claramente nem todos que acessam postam algo, mas encontram ajuda para tirar o gluten da alimentação de uma forma saudável e com muito gosto!

    Abraços e que Deus te abençoe.

  4. Fiz este pão, mas ele ficou com um aspecto cru por dentro e muitos “buracos” e quase queimou por fora, ficou bem ressecado. O que será que pode ter acontecido. eu coloquei um pedaço de inhame na massa por ouvir dizer que ele dá liga, mas não acredito que isso iria interferir, será?? E untei a forma com óelo… ele não saiu de lá de jeito nenhum… Mas o sabor ficou excelente e cheiro de pão francês na casa. Mesmo assim a receita é ótima!!!

    • Márcia, por favor siga as instruções de ingredientes e o passo a passo. Talvez seu forno estivesse em temperatura muito elevada e misturando o inhame ele pesou na massa e deixou com aspecto de crua. Furos ficam como na foto, mas buracos não. bjo

  5. Fiz e ficou ótimo. Usei uma farinha fina de mandioca, bem amarelinha como o fubá. O pão cresceu, ficou lindo e fofo. Parabéns ao chef e a vcs que compartilharam essa incrível receita. Comecei a trocar a farinha de trigo agora e procurava uma receita perfeita como essa.
    Luciana

  6. Fiquei com uma dúvida: apesar de a Okara ser opcional, se eu não colocar o ingrediente a massa vai crescer menos ou ficar mais dura? Não encontrei o ingrediente! Abs!

Envie uma mensagem