Leite de Castanha de Caju

Hoje a chef Nadia Campeotto publica na coluna Gastronomia Funcional do Cuecas na Cozinha uma ótima receita de Leite de Castanha de Caju. Os leites vegetais -feitos a partir de castanhas dos mais variados tipos, lembrando que cada região do Brasil tem suas castanhas próprias e com melhor preço- são bons substitutos para o leite de origem animal. Servem tanto para os intolerantes à lactose quanto para as pessoas que estão fazendo dietas com restrição de leite.

Aqui a chef fez Leite de Castanha de Caju, mas o processo é, praticamente, o mesmo para todas as castanhas: deixar de molho em água mineral, bater no liquidificador, colocar um toque opcional de extrato de baunilha (ou qualquer outro flavorizante ou aromatizante que preferir) e coar bem, em pano, para que não passe o mínimo pedaço da castanha triturada, que possa provocar engasgamento na hora de tomar o leite.

 

Leite de Castanha de Caju

Ingredientes

100 gramas de castanha de caju crua

1 litro de água mineral

10 gotas de extrato de baunilha

 

Modo de Preparo

Deixar as castanhas de molho em água por no mínimo 8 horas. Desprezar a água do molho.

Colocar as castanhas no copo do liquidificador com 300 ml de água mineral e bater por 1 minuto. Adicionar o restante da água (700 ml) e o extrato de baunilha e bater por mais 1 minuto. Coar em coador de pano (para tirar qualquer partícula de castanha que possa fazer engasgar). Conservar na geladeira por até 3 dias.

 

foto de divulgação da chef

 

 

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem