Sopa marroquina Harira

Hoje é dia de conhecer sobre a Sopa marroquina Harira ! Uma sopa bem substanciosa e nutritiva, recheada de ingredientes que confortam o estômago, especialmente nos dias mais frios.

A chef Ariela Doctors sempre traz para o inverno do seu restaurante marroquino Tanger,  a Harira, famosa sopa do Marrocos preparada com grão de bico,lentilha, arroz, tomate, cenoura, salsão, canela de boi, coentro e limão.

“A  Harira é uma sopa bastante substanciosa servida no Marrocos.Minha família sempre prepara em diversas ocasiões, tanto em festas como no dia a dia. Uma curiosidade sobre esta sopa é que ela é tomada pelos muçulmanos no mês do Ramadã, quando eles jejuam durante o dia e comem depois que o sol se põe, por ela ser muito nutritiva”, explica Ariela.

Essa receita, como é de costume na culinária marroquina foi passada de mãe pra filha e está na família há gerações.

 

Sopa marroquina Harira

3 a 4 porções

Ingredientes

1 copo de grão-de-bico

1 copo de lentilha

1/2 xícara de chá de arroz

1 cebola pequena cortada em cubinhos

2 cenouras pequenas cortadas em cubinhos

2 talos de salsão cortados em cubinhos

2 tomates maduros sem semente e sem pele cortados em cubinhos

1 osso com tutano (como canela de boi) – opcional

Água suficiente para cobrir os ingredientes

Sal e pimenta-do-reino a gosto

4 colheres (sopa) de óleo

1 colher (sopa) de farinha de trigo diluída em água

Coentro fresco picado a gosto

3 limões

 

Modo de preparo

Na véspera, coloque o grão-de-bico de molho. No dia do preparo, caso ele ainda não tenha amolecido, cozinhe por alguns minutos, até que fique al dente. A lentilha deve ser colocada na água duas horas antes do preparo.

Em uma panela grande, coloque o óleo e leve os legumes para suar, ou seja, até que eles fiquem macios, sem precisar dourar. Comece com a cebola, em seguida coloque a cenoura, o salsão e, por último, o tomate.

Em seguida, acrescente o grão-de-bico, previamente cozido, e a lentilha. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e cubra os ingredientes com água. Adicione o osso com tutano. Tampe a panela e deixe ferver por cerca de 30 minutos.

Depois, coloque o arroz já lavado e deixe cozinhar por mais 10 minutos, ou até o arroz amolecer. Retire o osso. Antes de desligar, acrescente a farinha de trigo diluída em água para espessar a sopa. Aguarde alguns minutos, mexendo bem e desligue o fogo.

Para servir, coloque a sopa em uma cumbuca e salpique coentro por cima. Leve à mesa acompanhada de limão. A fruta é espremida na hora de consumir – sua acidez realça o sabor dos legumes.

 

Tanger

www.facebook.com.br/tangersp

foto: divulgação

 

 

 

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem