Cobertura deliciosa de Chocolate

Essa Cobertura deliciosa de Chocolate + as raspas de chocolate, podem salvar a sua vida! rs. Quem acompanha este blog / site de gastronomia sabe que, a maioria das receitas que publico, são na linha fáceis, práticas e rápidas. Procuro sempre trazer novas ideias pra facilitar a vida de todo mundo. Nosso tempo é cada dia mais curto, praticidade e rapidez são uma necessidade e muitas vezes sofremos por não dar conta de tudo, especialmente na cozinha, que pode demandar horas ou dias de trabalho.

Outra pegada nesse nosso blog / site de gastronomia é valorizar os pequenos produtores, aqueles que vivem de fazer comida pra fora. São empregos e mais empregos gerados, além de tradições de família preservadas. Daí que sempre digo aos leitores e leitoras que não é preciso fazer tudo em casa (ninguém vai cozinhar melhor ou pior por causa disso), você pode comprar bons produtos fora e só incrementá-los na sua cozinha. Pesquise, prove, avalie e, se gostar, guarde esses fornecedores na sua agenda, uma hora vai precisar!

Tudo isso pra dizer que essa foi a história desse bolo lindo e delicioso. Eu não tinha tempo pra fazê-lo! Então pensei, pensei,…. Vocês sabem que hoje, ao menos aqui em São Paulo, existem várias casas especializadas em vender esses bolos caseiros simples, sem cobertura, sem recheio, aqueles que são feitos na forma redonda com furo, para acompanhar café ou chá: laranja, fubá, formigueiro, chocolate, banana, cenoura, etc, etc. Pois bem, foi isso que eu fiz, fui até uma delas e comprei um bolo formigueiro, já tendo em mente que eu ia incrementá-lo com uma cobertura deliciosa de chocolate + as raspas de chocolate. Os convidados provaram e aprovaram, contei a verdade, o que vale é o conjunto da obra!

Pra vocês, meu queridos Cueca ou Calcinha (aqui somos democráticos!), que pretendiam fazer um bolo pra seu ente amado, mas temiam as dificuldades (fazer bolo não é tão fácil assim – muita coisa pode dar errado) #ficaadica pra fazerem algo especial. Garanto que será sucesso! 

Cobertura deliciosa de Chocolate

4 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó (50% de cacau)

4 colheres de sopa bem cheias de achocolatado (aqueles que misturamos no leite)

1 colher de sopa bem cheia de açúcar

2 xícaras de leite integral

1 colher de sopa cheia de manteiga

Obs: eu fiz essa proporção meio a meio de chocolate em pó pra não ficar nem tão doce, nem tão amargo. Utilizando no total 8 colheres, você pode optar por colocar mais de um ou de outro, ou mesmo decidir fazer só com achocolatado, por exemplo.

 

Modo de Preparo

Leve tudo ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar, quando a cobertura se solta do fundo da panela (você passa a colher de pau no fundo da panela e vai ver que criou um rastro onde se vê o fundo da panela).

 

Raspas de Chocolate

1 barra de chocolate meio amargo

1 barra de chocolate branco

pra raspar eu utilizei aqueles descascadores de vegetais (passando pela lateral maior do chocolate, dando esse efeito de enrolado)

misturei as raspas do meio amargo e branco

 

Montagem

Com a cobertura fria você começa a cobrir todo o bolo (laterais, cima e meio). Pode usar uma espátula ou colher pra espalhar aos poucos.

Tudo coberto, só salpicar pelo bolo as raspas.

 

 

 

Alessander Guerra

5 Comentários

  1. Palmas!! Quando vi a foto cheguei a ficar sem ar! Hahhah!
    Essa cobertura mista de chocolate ficou tentadora, exuberante, um show!
    E amei a dica da praticidade. Vou mostrar para meu filho e norinha que estão inaugurando a vida a dois e não tem nem muito tempo nem habilidade para a confeitaria…
    Eu já sou boleira escolada, mas amei igual a sugestão da cobertura. Vou fazer!
    Parabéns pelo blog. Curto demais.

Envie uma mensagem