Mousse de chocolate com calda de Azeite de Oliva da Espanha e mexerica

Mousse de chocolate com calda de Azeite de Oliva– Pra mim azeite é tudo de bom, gosto de usar não só no preparo de pratos salgados, mas também nos doces, pois dá um toque prá lá de especial na sobremesa. Por isso, logo que a Azeites de Oliva da Espanha me convidou para essa parceria, sugerindo que eu criasse uma receita com Azeites de Oliva da Espanha resolvi preparar uma Mousse de chocolate com calda de Azeite de Oliva da Espanha e mexerica. Uma receita bem simples, rápida e fácil sem abrir mão de ser inusitada, diferente e saborosa.

Curiosidade: O Azeite de Oliva é produzido e consumido na Bacia do Mediterrâneo há milênios. Na Grécia Antiga converteu-se em uma substância essencial, mas foram os romanos que espalharam o cultivo das oliveiras por suas colônias. É assim que ele chega na Hispânia (Espanha), onde ganhou o status de mais apreciado do Império. Hoje a Espanha é a principal produtora e exportadora mundial de Azeite de Oliva (só este ano a Espanha exportou mais de um milhão de toneladas). E ainda conta com a maior variedade de azeitonas do planeta, mais de 260. Essas e outras curiosidades, além de várias receitas, vocês encontram no site, no Twitter e Facebook dos Azeites de Oliva da Espanha. 

Mousse de chocolate com calda de Azeite de Oliva da Espanha e mexerica

Ingredientes

rendimento: 6 porções bem servidas

300 grs. de chocolate meio amargo

1 lata de creme de leite – 300 g

3 claras em neve

3 colheres de sopa de açúcar

2 gemas

 

Modo de Fazer

Derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas

Acrescente o creme de leite e as gemas, misture bem com o chocolate derretido

Bata as claras em neve, juntando aos poucos o açúcar.

Acrescente as claras em neve, um pouco por vez, no creme de chocolate, incorporando devagar.

Calda de Azeite de Oliva da Espanha e mexerica

50 ml de azeite

suco de uma mexerica morgote (casca lisa)

raspas da casca da mexerica

 

Modo de Fazer

Numa vasilha coloque o azeite de oliva da Espanha e macere os gomos da mexerica. Coe e sirva sobre o mousse de chocolate com raspas da casca da mexerica.

 

 

Alessander Guerra

Um Comentário

Envie uma mensagem