Receita de Cartola

Receita de Cartola, vamos lá! A banana é daquelas frutas que merecem muita atenção de todos nós, vale ler sobre as propriedades da banana e ainda pegar uma receita de bolo de banana com especiarias nesse link). Quando ainda verde pode transformar-se na famosa biomassa de banana verde (leia a matéria sobre como preparar biomassa de banana verde no link).

A banana é uma fruta tão importante que tem até o seu dia, 22 de setembro. As receitas com esse ingrediente popular no Brasil são muitas, o chef Wanderson Medeiros do restaurante Picuí de Maceió (AL), preparou uma bem tradicional, Cartola.

Vale à pena registar: O chef Wanderson Medeiros ministrará palestra  “A surpreendente semente da Aroeira do baixo São Francisco na cozinha nordestina”, no congresso Mesa Tendências, durante a Semana Mesa SP, o mais importante evento de enogastronomia da América Latina, que acontece entre os dias 3 e 5 de novembro de 2014, no Centro Universitário Senac – Santo Amaro, em São Paulo. Mais informações e inscrições clique.

 

Cartola

Ingredientes:

1 banana prata
30g de manteiga
80g de queijo manteiga
40ml de mel de abelhas
10g de açúcar mascavo
10 g de açúcar refinado
1 colher de canela em pó

Modo de preparo:

Amasse as bananas com casca na palma da mão. Corte-as ao meio no sentido do comprimento. Depois de descascadas coloque-as junto com a manteiga numa frigideira. Depois de bem fritas coloque num prato e nessa mesma frigideira derreta o queijo manteiga. Misture os dois tipos de açúcar com a canela, espalhe por cima da banana, coloque por cima o queijo derretido e finalize decorando com o mel de abelhas e a canela em pau. Sirva imediatamente.

 

(foto de divulgação)

 

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem