Escondidinho de Carne Seca e Abóbora

Outro dia publiquei no Instagram do Cuecas na Cozinnha (já está seguindo? é só buscar – cuecasnacozinha) essa foto de Escondidinho de Carne Seca e Abóbora, receita que estava preparando em casa. Conforme prometido aqui está a receita bem no estilo desse blog gastronomia , no jeito à la Cuecas na Cozinha de ser (vale tudo o que quiser mudar na receita, sem medo de ser feliz).

Carne Seca – pacote de 1/2 kilo – seguir as instruções do pacote – o meu de 1/2 kg, a carne já estava cortada em cubos (se a sua não tiver corte para facilitar o cozimento), dizia assim: coloque a carne na água por 2 horas, depois escorre a água e leva na panela de pressão pra cozinhar por 50minutos. Fiz assim, deixei na água por 2 horas, depois troquei a água e deixei mais 1 hora – escorri tudo – levei os cubos de carne para cozinhar na panela de pressão – cobri com nova água quase até encher a panela – sobraram uns 4 dedos pra panela encher. Levei no fogo alto até começar a chiar a panela de pressão, depois baixei pro fogo médio e contei 50 minutos de cozimento. Desliguei. Deixei sair a pressão da panela. Abri e a carne estava bem macia, consegui desfiar apertando os dentes de um garfo sobre ela.

Carne cozida e desfiada – só fazer um refogado de azeite, alho, cebola, pimenta, salsinha e colocar a carne pra pegar o gosto dos temperos. Tempere do jeito que você mais gostar. Corrija o sal.

A abóbora cabotiá ou japonesa –  você leva aproximadamente 500 g  pra cozinhar até amolecer. Aí é só desligar, escorrer a água e levar pra bater (sem casca por favor! senão vai quebrar tudo! rs) no processador, mixer ou liquidificador com uns 50 ml (ou mais se precisar) de leite até virar purê. Pode colocar um pouquinho de noz moscada ralada na hora para temperar o purê.

Aí começa a montagem pode ser tudo numa travessa só – ou você pode dividir em várias

Carne seca no fundo + 1 camada de requeijão à vontade (também pode misturar na carne se quiser) + um pouco de gorgonzola esfarelado por cima + camada do creme de abóbora que vai cobrir + parmesão ralado

Aí é só levar no forno alto para gratinar seu Escondidinho de Carne Seca e Abóbora.

Alessander Guerra

3 Comentários

  1. Alessander. Sigo teu blog e adoro teu jeito descolado de encarar a culinária e gastronomia. Lendo teu post de hoje me senti impelida por um dever moral movido a solidariedade. É que toda essa via crucis para dessalgar e desfiar carne seca pode ter sua dificuldade e tempo reduzidos enormemente, lançando mão da ciência (dessalga por osmose) e da tecnologia (usando o liquidificador). Eu descobri isso navegando pela net e fiz um post no meu blog. https://receitasaprovadas.com.br/dica-de-cozinha-dessalgando-e-desfiando-carne-seca/
    Te convido para que o leias e, principalmente, testes. Cuidado com o cair do queixo. hahhaha!
    Abraços.

Envie uma mensagem