Receita fácil de Pão sem Glúten

A Gastronomia Funcional veio para ficar, não só pela necessidade dos intolerantes a alguns ingredientes, mas também, porque estamos descobrindo que variar é bom e saudável. Pedi à chef Carla Serrano para que preparasse para o nosso site de gastronomia, uma Receita fácil de Pão sem Glúten.

Receita facil de pão sem glúten

A chef que dá aulas, bastante concorridas, de pães, bolos e doces sem glúten e sem lactose; Brasil afora, nos brindou com essa receita bem básica, fácil e prática de Pão sem Glúten. Basta comprar os ingredientes, conservá-los de forma adequada e vai poder preparar muitos pães. Dá pra variar os sabores e até pra congelar, como explicado abaixo.Receita fácil de Pão sem Glúten

Receita fácil de Pão sem Glúten

Importante: todas as receitas sem glúten requerem maior precisão das quantidades dos ingredientes para não desandarem, então é fundamental ter na cozinha uma balança digital.

Rendimento: 1 pão com cerca de 10 fatias

Ingredientes:

30g de açúcar demerara triturado

7g de sal

200g de farinha de arroz

100g de fécula de batata

25g de polvilho doce

4g de goma xantana (encontrada em loja de produtos para confeitaria e produtos naturais)

6g de fermento biológico seco instantâneo

250ml de água

60g de ovo (1 ovo)

75ml de óleo de girassol

Preparo:

Em uma tigela, misture muito bem os 7 primeiros ingredientes (os secos) e reserve.

Em outro recipiente  misture os ingredientes líquidos (água, ovo e óleo).

Despeje os líquidos sobre os ingredientes secos reservados e misture com um fouet (ou colher, espátula, etc) até obter uma massa homogênea. Coloque na fôrma untada com óleo e polvilhada com farinha de arroz (10x18x10cm) e reserve dentro de um saco plástico fofo (para não grudar) até dobrar o volume, mas sem ultrapassar a borda da fôrma. Asse no forno preaquecido (180°C) por cerca de 35 a 40 minutos, ou até que, ao espetar a massa com um palito, este saia limpo.

Desenforme morno e reserve até esfriar. Corte em fatias.

Dicas da Chef

Aromatize o pão a gosto!

Substitua o óleo por azeite de oliva, acrescente à massa antes da fermentação 1 dente de alho amassado e ervas secas ou frescas. Ou ainda, 100g de azeitonas escorridas e picadas.

Caso queira congelar, embale, extraia o ar e mantenha no freezer por cerca de 3 meses. Descongele somente as fatias que irá consumir no dia. Pode ser descongelado em temperatura ambiente ou no micro-ondas.

Observação do Cuecas

Os ingredientes podem ser encontrados em alguns mercados, zonas cerealistas, lojas de produtos naturais, entre outros lugares. Comprar pela internet também é uma solução, basta dar uma busca no Santo Google!

Se você se interessou por esse post, também pode gostar de ler os outros da nossa coluna de Gastronomia Funcional.

 

Leia também sobre:

Quais as Farinhas sem Glúten

Como fazer receitas sem glúten

Receita de Bolo de Fubá sem Glúten e sem Lactose

Receita de Bolo de Banana com Especiarias

 

Por Chef Carla Serrano

www.chefcarlaserrano.com

Instagram: @chefcarlaserrano

www.facebook.com/chefcarlaserranocom

 

 

Alessander Guerra

2 Comentários

    • o ideal quando você vai fazer coisas delicadas como doçaria ou então produtos sem glúten é ter uma balança, porque o peso das coisas muda bastante e a precisão é necessária.

Envie uma mensagem