Calda de Caramelo Especial

Provei essa Calda de Caramelo Especial na mesa de sobremesas (sempre deliciosa e abundante) do restaurante do Grande Hotel São Pedro – Hotel Escola do Senac. É daquelas caldas que dá vontade de colocar em tudo: sorvetes, bolos, tortas, boca (tomando de canudinho – rs) !

Muito simples de fazer, essa receita de Calda de Caramelo Especial  é uma adaptação, que o chef executivo do Grande Hotel,  Jorge da Hora, fez do tradicional francês Caramel au beurre salé (Caramelo com Manteiga Salgada).

Na receita do Caramel au beurre salé – o açúcar (160g)  é levado à panela para derreter, depois é misturado com o creme de leite (200ml) –que foi aquecido em outra panela. Por fim, a manteiga com sal (80g), entra como agente espessante que vai ser bem misturado nessa calda, dando corpo, cremosidade e um toque salgado ao caramelo.

Na Calda de Caramelo Especial, que o chef também chama de Caramelo Francês, no final da receita, ao invés da manteiga, é utilizado doce de leite para encorpar a mistura. O resultado é delicioso e pode ser incrementado com umas pitadas de flor de sal, para quem quiser acrescentar o toque salgado à sua calda.

 

Calda de Caramelo Especial

Obs: pense sempre na proporção dos ingredientes para diminuir ou aumentar a quantidade de calda – para cada 1 parte de açúcar, 1/2 parte de creme de leite fresco e 1/2 parte de doce de leite.

Ingredientes                   

200 g de açúcar refinado

100 ml de creme de leite fresco

100 g de doce de leite cremoso

Modo de Preparo

Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo até obter um caramelo.

Em outra panela aqueça em fogo baixo o creme de leite.

Adicione o creme de leite aquecido ao caramelo, misture até dissolver os cristais de açúcar – em fogo baixo.

Acrescente o doce de leite e mexa até encorporar – em fogo baixo.

Sirva quente.

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem