Torta de Abobrinha receita deliciosa

A história dessa Torta de Abobrinha surgiu como tantas outras receitas que eu faço; da mistura de ideias tortas! rs . Enquanto estava fazendo, publiquei as fotos no Instagram, já segue? (@cuecasnacozinha) e todo mundo começou a me perguntar sobre a receita.

Vamos lá! Precisava fazer uma torta vegetariana para levar num encontro de amigos, dois são vegetarianos e o restante não, mas todo mundo gosta de abobrinha e era ela que eu tinha na minha geladeira. Hora de utilizar uma receita prática de torta de liquidificador, acrescentando na cobertura abobrinha e temperos.

Foi aí que resolvi fazer essa Torta de Abobrinha de um jeito diferente. Decidi cortar a abobrinha no sentido comprido, em lâminas finas, usando o meu fatiador. Aí pensei em fazer rolinhos de abobrinha para serem “espetados” na massa. O desenho dos rolinhos começou a ficar bonito. Fui espalhando do meio para as pontas, até cobrir a massa toda. Depois uma bela regada de azeite extra virgem, sal grosso e alecrim.

Levei ao forno por 40 minutos a 200 graus e depois coloquei na função grill, para dar essa dourada, por uns 10 minutos.

Torta de Abobrinha

Massa

1 1/2 xícara de farinha de trigo

1 1/2 xícara de farinha de trigo integral

1 xícara de óleo

2 xícara de leite

2 colheres de sopa de fermento em pó

3 ovos

 

Modo de fazer

Bate tudo no liquidificador coloca primeiro os líquidos e depois os sólidos pra facilitar na hora de bater.

Cobertura e Montagem

Com um mandoline, descascador, cortador de queijo, fatiador, etc, corte uma ou duas abobrinhas grandes no sentido comprido; fazendo lâminas finas e compridas de abobrinha. Enrole cada lâmina e enfie os rolinhos de abobrinha na massa da torta até preencher toda a forma (veja a foto).

Depois de colocar todas as abobrinhas dê uma boa regada de azeite por cima de toda a torta e salpique bastante sal grosso e alecrim.

Forno pré-aquecido 200 graus até que doure a torta – vai demorar entre 30 min e 40 min

Se tiver no seu forno a função grill ou gratinar – coloque por  10 minutos –  vai dar esse toque torradinho na torta. Se não tiver essa função no seu forno, não tem problema, use só o tempo de cozimento sugerido acima.

 

 

Alessander Guerra

15 Comentários

  1. Tenho uma conhecida que faz uma versão desta receita com rolinhos entremeados de cenoura, abobrinha e berinjela, e na massa uma mistura de queijo ricota. Acho que é uma variação que pode valer a pena tentar.

Envie uma mensagem