Batata Suíça

Essa receita de Batata Suíça é super simples de fazer. É uma receita tão fácil, que não é nem receita, é mais um modo de preparo.

Batata Suíça

Para fazer essa Batata Suíça , eu utilizei uma frigideira de 24 cm – você faz na que tiver  +  duas batatas grandes raladas cruas (não precisa cozinhar).

Isso dá pra dividir em 4 pessoas se for uma entrada. Eu só comi isso, então deu só pra mim mesmo! rs

É só pegar as batatas, tirar as cascas e levar no ralador. Ralei na parte mais grossa.

Depois de ralar as batatas eu dei uma espremida para sair bem o caldo.

Aí é super fácil fazer sua Batata Suíça! A batata que você ralou, tempere como quiser. Eu coloquei sal, pimenta síria e um pouco de alecrim. Você usa os temperos que bem entender.

Forrei o fundo da frigideira com azeite. Aí espalhei por todo o fundo as batatas raladas e temperadas. Apertei bem.

Liguei o fogo e deixei torrar de um lado. Fui percebendo que a batata estava torrando e ficando sequinha e unida, com a ajuda de uma espátula. Ia levantando as laterais.

Aí pra virar, foi aquele truque tradicional. Coloca um prato sobre a boca da frigideira e vira a batata no prato. Depois escorrega de novo a batata pra dentro da frigideira, pelo lado que ainda está cru.

Feito isso, ralei bastante gorgonzola por cima da batata. O queijo derreteu com o calor, enquanto a parte de baixo torrava.

Fácil prá caramba e muito bom! Prepare a sua Batata Suíça do jeito que quiser, invente sem medo de ser feliz! Por isso que o mote desse nosso site de gastronomia é “cozinhar ideias”.

Ah, essa receita típica dos suíços, que tem a batata torrada e crocante por for, também é conhecida como batata Rösti! Bom apetite!

Alessander Guerra

15 Comentários

  1. Esta receita me acompanha há muitos anos e foi provada e aprovada do outro lado do mundo. A diferença é que uso queijo provolone com queijo parmesão ralado misturado à batata ralada (Provolone na proporção de 5 ou 6 para 1 para não ficar muito mole e o parmesão 1 ou 2 colheres de sopa para cada 3 batatas). O parmesão acabei adaptando para dar liga e tira aquela sensação de molhado. Depois coloco numa frigideira com revestimento antiaderente sem nada de azeite, já que o provolone é bem gorduroso e por estar misturado a batata, ajudará a untar a frigideira. Depois de virar espalho a passata de tomates e adiciono algumas folhinhas de mangericão fresco. DICA: Esta maneira não dará certo caso a frigideira esteja com o revestimento antiaderente velho ou não tenha este tipo de base.

  2. Você é dos meus “dá para 4 pessoas mas só eu comi” hahaha <3
    Amo batata, é um dos melhores ingredientes da face da terra! Eu faço batata rosti, mas faço de outro jeito, daquela recheada… E acho que vou testar sua receita HOJE MESMO!

Envie uma mensagem