Pernambuco: Sabores do Mundo

Pernambuco: Sabores do Mundo

Muitos alunos de gastronomia me perguntam: O que eu faço? Tem alguma dica pra me ajudar na minha carreira? É natural! Qual de nós já não se fez (e ainda faz!) essas mesmas perguntas? Minha resposta: o conteúdo e a técnica você aprendeu na escola e, com bastante treino, atingirá a perfeição; mas o que vai te fazer diferente dos outros na cozinha é a sua história, o resgate de toda uma vida, que só você pode contar!

Por isso, achei muito bacana esse documentário “Pernambuco: Sabores do Mundo”, que a PopCorn Filmes, do cineasta italiano Riccardo Rossi, fará com os grandes chefs de cozinha de Recife -Pernambuco: André Saburó, Joca Pontes e Duca Lapenda. O projeto, aprovado pela Lei Rouanet em agosto/14, sob o número PRONAC 147133, tem orçamento de R$ 585.874,01 e está em fase de captação de patrocínio. Empresas interessadas podem acessar o site.

Saburó, Joca e Duca são chefs tarimbados, com heranças familiares enraizadas, respectivamente, no Japão, na França e na Itália. A proposta do documentário é que os três, façam seu caminho de volta, resgatando suas origens e as influências gastronômicas que tiveram em suas cozinhas. Nos moldes de um Road Movie, “Pernambuco: Sabores do Mundo” é um filme de estrada, no qual os caminhos têm função essencial na construção da história.

O diretor Riccardo Rossi e sua equipe da PopCorn Filmes, percorrerão junto com os chefs essas estradas tão distantes, mas ao mesmo tempo tão próximas; estradas que traçaram o caminho de cada um deles. “Quero criar um diálogo entre os cozinheiros e as memórias, as pessoas, as paisagens” conta Riccardo.

Em fase de pré-produção do documentário “Pernambuco: Sabores do Mundo”, o diretor já partiu de Recife, com cada um dos chefs. Em novembro de 2014, foi com Duca Lapenda à Itália, com passagens na capital Roma e em Trecchina e Lauria; na região da Basilicata. Em dezembro partiu com Joca Pontes para a França, a partir de Paris a expedição seguiu para o sul, com paragens em Moissac e Lesparre. No Japão, o roteiro com André Saburó, percorreu Tóquio e Nagasaki, em janeiro de 2015.

Ah, pedi aos chefs: André Saburó, Joca Pontes e Duca Lapenda; e também ao diretor Riccardo Rossi – receitas ! Só clicar sobre o nome deles aí abaixo! E que venha o documentário “Pernambuco: Sabores do Mundo”, será muito bom pra todos nós!

Sashimi Brulée  do chef André Saburó (Quina do Futuro – Recife – PE)

Pescado Matuto do chef Joca Pontes (Ponte Nova – Recife – PE)

Nhoque de Milho Verde do chef  Duca Lapenda (Pomodoro Café – Recife – PE)

Carbonara do diretor italiano de cinema Riccardo Rossi (PopCorn Filmes)

Sobre o projeto “Pernambuco: Sabores do Mundo” você encontra mais em:

www.pesaboresdomundo.com

www.facebook.com/pesaboresdomundo

Instagram: pesaboresdomundo

Twitter: pesaboresmundo

Teaser: http://vimeopro.com/popcornfilmes/pop

 

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem