Taberna da Esquina

Vítor Sobral é, realmente, um chef português apaixonado pelo Brasil! Além dos seus livros publicados por aqui, como “ As minhas receitas de bacalhau: 500 receitas ” e “Alentejo, Além Mar” – ambos da Editora Senac;  já coleciona três restaurantes que levam sua assinatura em terras brasileiras – a Tasca da Esquina (São Paulo e João Pessoa) e agora a Taberna da Esquina (SP). Detalhe, o conceito da Taberna da Esquina foi lançado primeiro no Brasil, o chef ainda não tem um estabelecimento assim em Portugal. No bate-papo que tive com ele, durante um almoço na nova casa, me adiantou sua vontade para um novo empreendimento, uma padaria. Quem sabe em breve, teremos por aqui uma Padaria da Esquina.

Bacalhau Albardado, creme de coco e tomate

“Tabernas são estabelecimentos descontraídos, onde o vinho e a grelha são os atores principais”, explica Vítor Sobral. Abrem o cardápio para compartilhar, os Petiscos da Lata (conservas portuguesas finalizadas no restaurante), do Chef e da Grelha. Como os deliciosos Filetes de Cavala ligeiramente picantes, abacate e coentros; o Bacalhau Albardado, creme de coco e tomate ou ainda, o Camarão e creme de limão e manjericão.

Filetes de Cavala ligeiramente picantes, abacate e coentros

Há também nesse capítulo de Petiscos: Lascas de Bacalhau, grão de bico e vinagrete de sardinhas; Orelha de Porco e vinagrete de cebolas e coentros; Lulas de Coentrada e Alheira, quiabos grelhados e pickles de cenoura – para citar algumas das boas opções do menu da Taberna da Esquina.

Camarão e creme de limão e manjericão

Os pratos principais, são os chamados Imperdíveis – feitos na grelha e servidos em porções generosas, podem ser compartilhados. O bom da Taberna da Esquina é ir pedindo coisas diferentes pra poder dividir e provar um pouco de cada. Pela foto abaixo do Bife do Patrão (400g de carne), dá pra entender que é possível dividir. Grelhados também são o Bacalhau à Taberneiro e o Lombo de Bacalhau, ambos com 300g do peixe e ainda o Cordeiro que, já se avisa no menu ser pra duas pessoas mas, na verdade, serve três.

A carta de vinhos da Taberna da Esquina, tem apenas portugueses, cerca de 70 rótulos entre brancos, espumantes, rosés, verdes, tintos e de sobremesa; provenientes de regiões tradicionais como Alentejo, Douro e Setúbal. A maioria dos vinhos já bem conhecidos e apreciados no Brasil como os do: Esporão, Paulo Laureano, Luis e Filipa Pato, Crasto e Taylors. Há vinho da casa nas opções tinto e branco, servidos em pichet (garrafinhas de 375ml), vinhos em taça e Sangrias com tinto ou branco.

O capítulo das sobremesas, ou Doces da Esquina, tem o deliciosamente inusitado Pudim de Azeite e Mel (que leva azeitonas picadas no topo) e o saboroso Bolo de Chocolate, que pra nós mais parece uma mousse bem encorpada.

Acesse o site da Taberna da Esquina.

Postagens Relacionadas

Alessander Guerra

Envie uma mensagem