B.Lem Bakery

Se você é apaixonado pela panificação e doçaria portuguesa vai gostar muito da B.Lem Bakery. A ampla vitrine com doces, salgados e pães portugueses é de se parar para pensar durante algum tempo, até concluir que precisará voltar outras vezes para provar mais itens criados pelo chef padeiro e a chef pasteleira da casa, ambos portugueses.

Entre as tentações salgadas da B.Lem Bakery o delicioso Pão Alentejano com casca crocante e interior aerado, que pode ser pedido com queijo e presunto.O Manhã Mista, brioche folhado de massa delicada, recheado com mozzarella ou misto de fiambre (presunto) e queijo.

O Pão de Queijo Serra da Estrela – preparado com o queijo português feito com leite de ovelhas, na região que lhe dá o nome; precioso, intenso e com fama internacional.

Há ainda as Empadas Alentejanas de Frango, que tem origem nos antigos “pastelões” portugueses medievais, com diferentes recheios. A empada foi evoluindo, passando pela ‘empada de caixa’, quando constituía uma autêntica refeição, no final do Sec. XIX.; até chegar na versão menor com massa fina e crocante.

Outro pão presente na B.Lem Bakery, é uma celebração da tradição portuguesa de bem fazer pão. O Pão de Deus nasceu com as primeiras manifestações da festa do ‘Pão por Deus’, no 1º de novembro, quando as crianças se juntavam para pedir guloseimas de porta em porta. É um paõzinho macio, levemente adocicado, que ganhou o acréscimo de cocada. Pode ser servido puro ou com queijo e presunto. Muito bom!

A variedade de pães e salgados da B.Lem Bakery não pára por aqui, e eles estão sempre trazendo novas receitas para os cliente da casa.

No capítulo Doçaria Portuguesa, o apetite também exige boas bocadas na sua visita à essa padaria portuguesa.

O clássico Pastel de Nata, também conhecido como pastel de Belém e aqui chamado de Pastel B.LEM. Eleito em 2011 uma das ‘7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa’, feito com massa folhada, recheado de nata fresca e ovos. Uma das mais conceituadas receitas é original de 1837, e foi criada pelos Monges do Mosteiro dos Jerónimos, no bairro de Belém, em Lisboa. Fica uma delícia quente e polvilhado com canela.

A Bola de Berlim – bolo de massa frita e polvilhada de açúcar, semelhante ao Berliner (Bola de Berlim Alemã) e ao nosso Sonho. São, normalmente, recheadas de doces de ovos e na B.LEM também ganharam os recheios de doce de leite e goiabada, para agradar o paladar brasileiro.

Há ainda Salame de Chocolate, Queijadas de Sintra, Toucinho do Céu, Pudim Abade de Priscos e, se você der sorte, como eu dei, a Sericaia (com uma textura cremosa incrível é outra das ‘7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa’. É um Doce Conventual, que se diz ter tido origem depois da descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. Começou a ser confeccionado por 2 conventos: o Convento das Clarissas de Elvas  e o Convento das Chagas de Vila Viçosa, ambos no Alentejo).

É ou não é pra voltar muitas vezes na B.Lem Bakery?

Alessander Guerra

Envie uma mensagem