Sirha Rio

Entre os dias 14 e 16 de outubro de 2015, acontece a primeira edição do evento Sirha Rio no Centro de Convenções SulAmérica no Rio de Janeiro. O mundo da gastronomia está agitado em torno desse, que é um dos principais eventos de cozinha do mundo. Para se ter uma dimensão do negócio,  em sua última edição em Lyon (França), em janeiro de 2015, o Sirha teve a presença de mais de 19 mil chefs, em 130 mil m² de pavilhão, com 3.045 expositores e marcas e mais de 189 mil visitantes profissionais vindos do mundo inteiro. A primeira edição brasileira, o Sirha Rio,  espera dez mil visitantes profissionais, cem expositores e marcas de produtos e serviços, fornecedores de hotelaria e alimentação (produtos alimentícios e bebidas, equipamentos de cozinha, decoração, produtos regionais brasileiros e empresas estrangeiras presentes no Brasil pela primeira vez).

O  Sirha Rio é muito mais que apenas uma grande feira com muitos chefs e novidades da gastronomia e da hotelaria. Agrega dois concursos de importância e renome internacional, o Bocuse D’Or e a Coupe du Monde de La Pâtisserie e também um congresso, World Cuisine Summit Conference, que tem como foco discutir tendências mundiais de serviços de alimentação e gastronomia. Para completar a programação, a revista Prazeres da Mesa, comandará o Mesa Show, uma versão do já conhecido Mesa ao Vivo, onde a revista é produzida durante o evento (fotos, reportagens, etc), aproveitando todo o conteúdo que está sendo gerado pelos participantes.

O Bocuse D’Or (considerado o mais prestigioso concurso culinário de alta gastronomia do mundo), presidido no país pelo grande chef francês Laurent Suaudeau; terá a etapa Brasil acontecendo durante o Sirha Rio. Oito chefs brasileiros: Alex Sotero (SP), Bruno Rappel (DF), Camilo Portugal (RJ), Gabriel Daniel (SP), Giovanna Grossi (AL), Gustavo Maragna (DF), Halles Willians (RJ) e Luiz Filipe de Azevedo (SP); competirão para representar o país na etapa latino-americana que acontecerá no México, em 2016. De lá, sairão três nomes para a final na próxima edição do Sirha Lyon, em 2017. Os oito competidores foram previamente selecionados pelo chef Laurent Suaudeau e o comitê do Bocuse D’Or Brasil, composto pelos chefs Marcelo Fernandes, Marcelo Pinheiro, Victor Rodrigues, David Jorbet, Bruno Hamad e Andrews Valentim. Além de ter auxiliado na escolha dos candidatos, o grupo participará ativamente do treinamento e, durante as provas, os chefs atuarão como fiscais e treinarão o vencedor para a etapa mexicana.

A pressão é gigante! Os participantes terão de submeter seus pratos a um júri presidido pelo chef Alex Atala (DOM e Dalva & Dito), que contará ainda com colegas como: Tsuyoshi Murakami (Kinoshita, SP), Jefferson Rueda (Attimo e Casa do Porco, SP), Didier Labbé (chef executivo do Grupo Troisgros Brasil, RJ), Pascal Jolly (Chez L’Ami Martin, RJ), Roberta Sudbrack (Roberta Sudbrack, RJ), André Soares (Hotel Saint Andrews, Gramado), Paolo Lavezzini (Fasano Al Mare, RJ) e Emmanuel Bassoleil (Skye, SP).

O Brasil já participou nove vezes da final do concurso Bocuse D’Or, desde sua criação, nos anos de 1989, 1995, 1997, 1999, 2001, 2003, 2007, 2009, 2013.

O Coupe du Monde de La Pâtisserie é outro concurso referência no mundo inteiro, só que nesse caso na arte da pâtisserie. Para a etapa Brasil foram escolhidos -pelo chef pâtissier Philippe Brye (presidente da etapa brasileira da Coupe du Monde de la Pâtisserie) e pela chef Flavia Quaresma (presidente de honra)- quatro candidatos. São eles: Ataide de Sousa (RJ) e Marcone Santos (SP), concorrendo na categoria açúcar e Emanuel Pinheiro (RJ) e Abner Ivan (SP) na categoria chocolate.

A seleção nacional é a primeira etapa da final da Coupe du Monde de la Pâtisserie 2017, em Lyon. Antes, a equipe vencedora – formada por um chef pâtissier de cada categoria, açúcar e chocolate – deverá defender seu lugar na Copa Maya, seleção América Latina, no México, que acontecerá em 2016. O júri, que vai avaliar o trabalho dos competidores, é do primeiro time da confeitaria no Brasil:  Arnor Porto (Sweethings), Dominique Guérin (Boulangerie Guerin), Fabrice Lenud (Pâtisserie Douce France), Flavio Federico (consultor), Ramiro Bertassin (Hotel JW Marriott Rio de Janeiro) e Renata Arassiro (Chocolates Renata Arassiro).

Sirha Rio

  • Somente para profissionais e estudantes dos setores de gastronomia e hotelaria;
  • Entrada gratuita (credenciamento no http://sirha-rio.com/);
  • Entrada gratuita para imprensa com convite ou cartão de imprensa (credenciamento no http://sirha-rio.com/);
  • Centro de Convenções SulAmérica;
  • De 14 a 16 de outubro de 2015, das 10h às 19h

 

Acesse:

Sirha Riohttp://sirha-rio.com/

Facebookwww.facebook.com/sirhario

Instagraminstagram.com/sirhario

 

 

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem