Geleia de Cebola

Geleia de Cebola

Hoje quem dá as caras, ou melhor, a receita, dessa deliciosa Geleia de Cebola, no nosso site de gastronomia é a Patricia Abbondanza da Dedo de Moça, escola de cozinha online e offline.

Outro dia fui visitar a Pati e conhecer a cozinha da Dedo de Moça, devo dizer que é muito legal! Um lugar inspirador, que fica num prédio charmoso no bairro dos Jardins. Parece um bistrozinho aconchegante, onde dá pra realizar eventos privados bem bacanas. Além de funcionar como escola, o espaço também é cenário de produções para revistas e filmagens.

Mas vamos a essa Geleia de Cebola, que pode ser passada no pão servindo como petisco de um almoço ou jantar, acompanhar vegetais assados e também os mais variados tipos de carnes, dando um toque especial à refeição.

Lembrando que, naturalmente, a cebola quando é cozida ganha um toque adocicado e nesse caso da Geleia de Cebola o doce ganha reforço do açúcar mascavo, acrescentando aí também o sabor de especiarias, tanto do mascavo quanto da noz moscada.

 

Geleia de Cebola

Ingredientes

500g de cebola cortada em cubos pequenos

1 colher de sopa de azeite

1/2 xícara de açúcar mascavo

Sal e noz moscada a gosto

1/2 xícara de vinho branco

 

Modo de Preparo

1. Em uma frigideira, aqueça o azeite e adicione a cebola. Deixe no fogo baixo por 10-12 minutos (mexendo de vez em quando) até elas ficarem transparentes.

2. Junte o açúcar, o sal e a noz moscada e misture bem. Acrescente o vinho e deixe em fogo baixo por mais 20 minutos, aproximadamente (ou até o caldo secar e a mistura ficar com aparência de geleia).

3. Leve para a resfriar e sirva com pães ou carnes. Dura até 30 dias na geladeira.

Tempo de Preparo: 30 minutos

 

(foto divulgação)

Alessander Guerra

Envie uma mensagem