Pizza Vegana

Cozinha vegana para o dia a dia

Com mais de 100 receitas sem carne, peixe, ovos ou laticínios – incluindo essa receita de Pizza Vegana – o livro “Cozinha vegana para o dia a dia” da escritora portuguesa Gabriela Oliveira foi eleito  o melhor livro de cozinha vegetariana de Portugal pelo Gourmand World Cookbook Awards. No Brasil o livro pertence ao catálogo da editora Alaúde.

Cozinha vegana para o dia a dia” traz as preparações básicas da cozinha vegana, como leites e queijos vegetais, molhos, pães e massas que são uma valiosa ajuda na hora da correria. Também propõe receitas que tem por objetivo  dar um toque diferente para cereais, leguminosas e verduras, além de incrementar o seitan, o tempeh e o tofu – itens já bastante conhecidos por quem é adepto desse tipo de culinária.

A ideia da autora, que vive em Lisboa, tem três filhos e tornou-se vegetariana há quase duas décadas, é oferecer receitas que possam servir a uma pessoa ou a família toda; desde refeições rápidas como é o caso dessa Pizza Vegana que estou publicando no nosso site de gastronomia até banquetes completos para reunir familiares e amigos num final de semana. No capítulo de sobremesas, Gabriela propõe bolos, tortas, mousses, cremes, pudins e cupcakes. Complementando seu trabalho traz dicas para reforçar o consumo de proteínas, vitaminas e minerais e faz adaptações para retirar o glúten e o açúcar de algumas receitas.

Hora de falarmos da Pizza Vegana (receita publicada no livro “Cozinha vegana para o dia a dia”), certamente com essa massa integral de pizza você pode colocar a imaginação pra funcionar, criando uma grande variedade de coberturas.

 Pizza Vegana

Massa integral de pizza

20 min.

+ descanso: 30 min.

Rico em: proteínas e fibras

 

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo sem fermento

1 xícara de farinha de trigo integral

20 g de fermento biológico fresco

1 xícara de água morna

1 colher (chá) de sal marinho

2 colheres (sopa) de azeite

 

Modo de Preparo

1. Num recipiente, misture as farinhas e o fermento esfarelado. Em outro recipiente, coloque a água morna, dissolva o sal e junte o azeite. Despeje sobre as farinhas e mexa. Enfarinhe os dedos e amasse, puxando a massa das pontas para o centro até ficar homogênea. Tampe e deixe crescer entre 30 e 60 minutos, dentro do forno.

2. Numa bancada enfarinhada, divida a massa em 3 ou 4 partes. Modele pequenas bolas e achate-as em forma de discos. Transfira para uma assadeira forrada com papel-manteiga e fure levemente com um garfo.

3. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 10 minutos. Retire os discos de massa do forno e recheie-os, ou deixe esfriar e congele-os, para usar em outro momento.

 

Pizza mediterrânea

15 min.

Rico em: proteínas, cálcio e ferro

 

Ingredientes

1 base de pizza assada (acima)

azeite à gosto

3 colheres (sopa) de molho de tomate

3 colheres (sopa) de pasta de tofu (ou outro queijo vegetal de sua preferência)

2 cogumelos

4 tomates-cereja

4 azeitonas

pimentão em tiras

linguiça vegetal em pedaços

orégano em pó

folhas de rúcula

 

1. Coloque em uma assadeira a base de pizza. Espalhe sobre a base um fio de azeite, o molho de tomate e, por cima, a pasta de tofu.

2. Corte os cogumelos em lâminas, corte os tomates ao meio e descaroce as azeitonas. Distribua-os sobre o tofu, juntamente com as tiras de pimentão e os pedaços de linguiça. Salpique orégano em pó.

3. Leve ao forno preaquecido a 200 °C por cerca de 10 minutos ou até gratinar. Junte as folhas de rúcula antes de servir.

 

—————————————————————–

Cozinha vegana para o dia a dia” – editora Alaúde

autora: Gabriela Oliveira

Formato: 18 x 26 cm – brochura com orelhas, miolo colorido, com fotos

Páginas: 216

Preço de capa: R$59,90 (lançamento março de 2016)

Alessander Guerra

Envie uma mensagem