Doce de amendoim delicioso

Essa receita de doce de amendoim delicioso é da família Bertassoni que durante muitos anos foi proprietária da confeitaria Guarani na cidade de Rio Grande no Rio Grande do Sul.

Doce de amendoim delicioso - foto Cuecas na Cozinha1

Todas as vezes que eu viajo pro Sul ou que meus sogros vem pra São Paulo, ganho de presente esse doce de amendoim delicioso que o Loreni Bertassoni faz pra me enviar . Já virou tradição!

Assim como já virou tradição toda vez que eu vou pra Rio Grande, passar pra comer alguns ninhos de ovos na Doces Janjão.

São deliciosos, muito frescos, úmidos, açúcar na medida e desmancham na boca (já estou até salivando só de pensar em devorar um! veja foto abaixo).

Embora seja doce feito com ovo, tem todo aquele cuidado da confeitaria portuguesa, onde o doce é tão bem feito, que o sabor do ovo não aparece.

É daquelas coisas que você precisa ir lá comer, não adianta ficar pegando receita, porque nunca vai repetir igual.

Ninho de ovos do Janjao

Ninhos de ovos na Doces Janjão – imperdíveis!

Voltando ao doce de amendoim delicioso, uma das vezes que estive por lá pedi a receita, que é bem simples de fazer e leva poucos ingredientes.

Mas exige bastante paciência e também vontade de mexer para chegar ao ponto desejado.De qualquer forma, para quem gosta de amendoim, vale à pena o esforço.

Sempre lembrando que é muito importante quando você está mexendo em uma panela com açúcar derretido, que tome muito cuidado porque o perigo de queimadura é real, e a queimadura é brava.

Melhor usar uma panela funda, mexer sempre com bastante cuidado e com uma colher com cabo comprido para que sua mão fique longe da panela e do preparado.

Receita do Doce de amendoim delicioso

3 copos de açúcar

500g de amendoim (1 pacote) – cru e com casca

1 lata de leite condensado

 

Modo de preparo

Leve o açúcar e o amendoim ao fogo até ferver.

Quando secar comece a mexer.

Mexer bastante até chegar ao ponto conhecido como amendoim de circo, que é aquele amendoim açucarado.

Depois que chegar no ponto, acrescentar uma lata de leite condensado e continuar mexendo até engrossar.

Espalhar o doce, com a ajuda de um espátula, num mármore outra superfície coberta com folha de papel manteiga para facilitar na hora de retirar.

Deixe esfriar e quebre os pedaços aleatoriamente, sem se preocupar com os formatos.

Tente consumir com moderação. rs

 

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem