Ceia Solidária – Mensagem MSF e Lista dos Participantes

1ª Ceia Virtual Solidária do Cuecas na Cozinha

Gente é o seguinte de 01/12 a 31/12 de 2010 vou realizar por aqui a 1ª Ceia Virtual Solidária do Cuecas na Cozinha.

E o que será isso Alessander?

Todos os dias vou postar receitas e dicas para as festas de fim de ano. Essas receitas serão enviadas por vários blogueiros de comida e chefs dessa blogosfera maravilhosa e solidária.

E porque é Solidária?:

– porque cada um que enviar sua receita terá depositado ao menos R$10,00 numa das contas do MSF (Médicos Sem Fronteiras).

Ceia Solidária – Mensagem MSF e Lista dos Participantes

“Fazendo uma pesquisa sobre o que se estava falando sobre Médicos Sem Fronteiras no twitter, descobrimos a bela iniciativa da Ceia Virtual Solidária, e o blog Cuecas na Cozinha. Não pudemos deixar de agradecer e contribuir para um evento tão bacana como esse. Uma das coisas mais bacanas da culinária é que é uma atividade de doação. O cozinheiro se entrega no preparo, doa seu talento na esperança de ver os rostos da mesa se deliciando com uma bela refeição.

O trabalho de Médicos Sem Fronteiras também depende dessa entrega. Para quem não conhece, MSF é uma organização de ajuda médico humanitária que nasceu na França, em 1971. Hoje, quase 40 anos depois, a organização cresceu, teve seu trabalho reconhecido pelo Prêmio Nobel da Paz e pode fazer muito mais, mas sempre com o mesmo propósito: levar ajuda para populações sofrendo em situações de emergência como catástrofe natural, epidemias , conflitos e fome. Estamos presentes em mais de 60 países e, no ano passado, conseguimos realizar 7,5 milhões de consultas médicas.

Isso tudo só é possível graças à doação. Primeiro, a doação dos profissionais, que deixam família, amigos e uma vida mais confortável no Brasil e em tantos outros países para seguir seu ideal humanitário. E, junto com eles, nossos Doadores Sem Fronteiras . Pessoas do mundo todo que contribuem com MSF porque, como a gente, acreditam que todos no mundo têm direito a cuidados de saúde de qualidade. Para vocês sentirem a importância dos Doadores Sem Fronteiras para nosso trabalho, 85% dos nossos recursos vêm de pessoas físicas, ou seja, pessoas como eu e você. Contar com o apoio de vocês é fundamental, porque MSF tem como princípio não aceitar doações de governos ou instituições. Isso é essencial para podermos ser independentes para entrar aonde haja pacientes precisando de nós e responder imediatamente a grandes emergências, como o tsunami na Indonésia ou a atual epidemia de cólera que o Haiti enfrenta hoje, por exemplo.

E é por isso que enviamos nosso muito obrigado para o Cuecas na Cozinha e para o Alessander pela iniciativa. Fecho convidando vocês para conhecerem nosso site, e para se tornarem Doadores Sem Fronteiras. Boas festas para todos, e vamos à receita!”

Heloisa Granja

Médicos Sem Fronteiras

Web e Novas Mídias

Quem confirmou presença na nossa Ceia Virtual Solidária:

Heloísa Granja representante do MSF (Médicos Sem Fronteiras)

chefs, doceiros e banqueteiros:

Paula Cinini,  Romaine Carelli, Dirlene Daddio, Márcia Pinchemel, Flavio Federico, Rodrigo Libbos, Benny Novak , Falando Abobrinhas, Eudes Assis, Paula Labaki, Heiko Grabolle, Célia Rabelo, Carlos Bertolazzi, Maria Bolachinha, Chocolatria, Cláudia Alaminos, Chef Nutri, Raphael Despirite, Carla Fernandes , Bia Macineli, Marcos Lee, Carlos Ribeiro, Fabio Barbosa, Willian Chen Yen, Paulo Pecora, Cozinha de Idéias, Helena Gasparetto, Wanderson Medeiros, Lucien Taira .

 

blogs comida e bebida:

Panelaterapia, É Mamão com Açúcar, Rosmarino, Alhos passas & maçãs, Losnet, Cozinha Travessa, Comidinhas Ale Blanco, Crianças na Cozinha, Rainhas do Lar, Lar Encantado, Figos & Funghis, Lidimes na Cozinha, Projeto Wonka, Na minha Panela, Prato Fundo, Menu à trois, Adega de Sake, Cozy Home, Comida é Arte, Le Grand Bistrô, Trivial ou Nem Tanto, Brincando de Casinha, Existe vida na cozinha, Roberta Malta, Cerveja Gourmet, Larica, Marcelo Katsuki – Comes  Bebes, Aqui na Cozinha, Edu Passarelli, Bronza, Cláudia de Nóbrega, Sabor e Cia, Sabor Sonoro, As Marias, Prazeres da Mesa, Cine Bistrot, Rafael Rodrigues, Pra quem quiser me visitar, Conversas de Cozinha,  Mesa pra 1.

ALGUMAS DAS RECEITAS PUBLICADAS

Obs: infelizmente por serem postagens muito antigas (2010), todas as imagens e boa parte das receitas não puderam ser recuperadas. Publico aqui as que consegui. Garanto que foi um evento lindo!

Receita de Peru Assado 

enviada por: Heloísa MSF (Médicos Sem Fronteiras)

Ingredientes (para 6 pessoas):

– 50 g de manteiga

– bacon

– 1 cabeça de alho

– 4 cebolas

– 2 caules de aipo picados

– farinha de rosca

– sal e pimenta do reino

– alecrim

– 1 peru de 4 quilos

– 2 cenouras

– 1 laranja

– azeite

Preparo:

Pré-aqueça o forno na temperatura máxima. Isso é super importante para o peru “selar” logo que entrar no forno e ficar bem molhadinho na hora de comer. Numa frigideira, coloque a manteiga, o bacon (mas reserve algumas tiras!), 2 dentes de alho picados, uma cebola e o aipo. Refogue e misture a farinha de rosca – depois de tirar o refogado do fogo.

Pegue algumas tiras do bacon que você reservou e faça rolinhos, com o alecrim dentro. Corte uns talhos na coxa do peru e enfie os rolinhos . Uns 6 rolinhos por coxa é suficiente.

Agora, a dica de ouro! Vire o pescoço do peru para você e faça uma incisão na pele. Com a mão, delicadamente, vá separando a pele do peru do peito, até chegar ao fundo. Tem que ser gentil! Entre a pele e a carne coloque a farofa que você fez. Esse truque garante que o peru fique molhadinho e super saboroso!

Depois, passe azeite no peru, sal e pimenta. Na assadeira, coloque em volta dele as cenouras, alho que sobrou e a cebola. Cubra com papel alumínio e reduza o fogo para 180 graus. Aí é só colocar a laranja na cavidade do peru e pô-lo no forno por 2h e 40 mais ou menos (40 minutos por quilo!). Nos últimos 40 minutos, tire o papel alumínio. É só servir e bom apetite!

Bolo natalino de frutas

enviada por: Tati (Panelaterapia)

Esta receita, além de enfeitar a sua mesa de Natal, é uma ótima opção para presentear. Embora leve muitos ingredientes, o preparo é bastante simples.

Ingredientes

Em um recipiente junte:

1 maçã sem casca e sem o miolo picada;

8 unidades de ameixas pretas sem caroço picadas;

8 unidades damascos secos picados;

2 colheres (sopa) uvas passas brancas;

8 unidades de cereja em calda picadas;

10 unidades de nozes picadas;

Na sequência polvilhe uma colher de farinha de trigo e misture como se fosse uma farofa. Este procedimento serve para impedir os ingredientes de irem para o fundo da forma quando o bolo estiver assando.

Em outro recipiente grande misture (usando sempre o copo do iogurte como medida):

1/2 copo de iogurte natural (200ml);

2 ovos;

1/2 copo de óleo.

Em seguida, acrescente:

1 copo de açúcar refinado;

1/5 copo de açúcar mascavo;

2 copos de farinha de trigo;

1 colher (café) de canela;

1 colher (café) de cravo em pó;

1 colher (café) de gengibre em pó;

1 colher (sopa) de fermento em pó.

Misture até virar uma massa homogênea (não necessita batedeira). Incorpore as frutas e nozes à massa e leve para assar preferencialmente em forma de silicone com buraco no centro untada e enfarinhada. O forno deve estar pré-aquecido em 200º.

Para a cobertura:

Em um recipiente adicione uma xícara (chá) de açúcar de confeiteiro e vá pingando água fervente aos poucos até virar uma calda bem grossa.

Despeje sobre o bolo e enquanto a cobertura estiver molhada “cole” as nozes e frutas. Espere secar em temperatura ambiente caso queira embalar.

* Importante: Este bolo é muito delicado, por isso é preferível assa-lo em forma de silicone ou em forma de aro removível para não correr o risco de quebrá-lo na hora de desenformar. Somente desenforme quando estiver totalmente frio.

Conte sempre comigo para as boas ações!

Biscoitos de Gengibre e Mel

(50 biscoitos pequenos, mas vai depender do tamanho dos seus cortadores)

enviada por Paula (The Cookie Shop)

Ingredientes
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 xícara de manteiga sem sal (113g)
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 colheres de chá de gengibre em pó (usei 2 colher)
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de cravo da índia em pó
  • 1 colher de chá de pimenta do reino moída (não usei)
  • 1/2 colher de chá de noz moscada
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 ovo
  • 1/4 de xícara de melado
  • 1/2 xícara de mel
Modo de Preparo

Peneire numa tigela grande a farinha, bicarbonato, canela, gengibre, cravo, pimenta, noz moscada e sal. Reserve.

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar claro e fofo. Junte o ovo e bata bem, por mais ou menos um minuto. Junte o melado e o mel e bata em velocidade baixa, somente até misturar. Junte a mistura de farinha aos poucos e bata em velocidade baixa até formar uma massa homogênea. Divida a massa em duas partes e embrulhe em plástico.

Guarde em geladeira por pelo menos uma hora.

Pré-aqueça o forno a 180°C. Numa superfície polvilhada com farinha, abra a massa bem gelada e corte os biscoitos com cortadores apropriados, ou use um molde para cortar as partes da casinha. Transfira com cuidado usando uma espátula para uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. Coloque a assadeira com os biscoitos no freezer e deixe por 15 minutos.

Leve ao forno – o tempo de forno varia de acordo com o tamanho e formato dos seus biscoitos, mas estarão prontos quando estiverem firmes ao toque. Deixe esfriar sobre uma grade para decorar.

Para o glacê real
  • 225g de açúcar de confeiteiro
  • 1/4 de xícara de claras

Bata as claras e o açúcar de confeiteiro na batadeira em velocidade baixa até misturar. Aumente a velocidade e bata por mais 7 a 10 minutos, até ficar branquinho e fofo. Se quiser uma consistência mais fluida, vá pingando águ aos pouquinhos e misturando bem a cada adição.

Use com saco de confeiteiro e um pico perlê fino, ou num saco tipo ziploc, cortando uma das pontas bem pouquinho e divirta-se!

Deixe os biscoitos secarem por 24 horas antes de guardar.

Receita de Pão de Cebola

enviada por Ale Blanco (Comidinhas)

Ingredientes:

4 ovos
1/2 xícara de chá de óleo
1/2 xícara de chá de azeite
1 cebola grande
1 colher de chá de sal
40 gramas de fermento biológico
3 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de leite
800 gramas a 1 quilo de farinha de trigo
1 gema de ovo para pincelar

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes, menos a farinha de trigo, no liquidificador.
Transfira para uma vasilha grande e vá acrescentando a farinha aos poucos e misturando.
Quando começar a dar liga, transfira para uma superfície lisa untada de farinha. Continue acrescentando farinha e amassando com as mãos até formar uma massa homogênea.
Não amasse muito porque essa mistura fica com uma consistência pegajosa, e muita farinha vai deixar o pão duro.
Divida e faça bolas com a massa. Podem ser pequenas, no tamanho de pão de queijo, ou grandes, como fiz na foto acima. Coloque-as em uma assadeira com uma distância mínima de 2 a 3 centímetros, porque a massa vai crescer.
Deixe descansar por uns 40 minutos.
Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 220º Celsius. Deixe até ficar dourado.

Quando tirar do forno, abra o pão quentinho, passe um fio de azeite e coloque no meio uma mortadela italiana…

Semifreddo de Café e Praliné

enviada por Simone (Chocolatria)

Ingredientes:

4 ovos – gemas e claras separados

1 xícara de açúcar

3-4 colheres(sopa) de café solúvel instantâneo

500 ml de creme de leite fresco, batido em ponto de chantilly

Para o praliné- ou crocante de castanhas:

100 g de amêndoas – pode ser qualquer outra castanha
1/2 xícara de açúcar

Modo de Fazer:

Bata as gemas e metade do açúcar, até obter um creme esbranquiçado e cremoso. Adicione o café solúvel à mistura, bata mais um pouquinho e reserve.
Bata as claras em neve, adicione o restante do açúcar e bata até atingir o ponto de suspiro. Acrescente a mistura de gemas e café, misture e reserve.
Bata o creme de leite fresco até obter ponto de chantilly. Envolva a mistura de ovos ao chantilly com uma espátula, com movimentos suaves para não perder o volume. Agregue o praliné preparado e quebrado e misture brevemente. Despeje a mistura em um pote grande, tampe e leve ao freezer por no mínimo 4 hrs.

Modo de Fazer: Praliné

Faça um caramelo com o açúcar. Adicione as amêndoas previamente tostadas no caramelo, misture rapidamente e em seguida despeje em uma superfície forrada com papel aluminio untado com óleo vegetal. Deixe esfriar e só então quebre com uma faca ou processador.

Acompanhamento para Peru – Stuffing de Macadâmia, Copa e Cebola Roxa

enviada por Paula Labaki 

Ingredientes

1/2 Pacote de pão de forma integral cortado em cubos pequenos (eu disse pequenos)

1/2 Pacote de Bacon em tiras picado

1 Pacote de copa fatiado fino (200gr)

1 Talo (parte branca) de Alho Porro fatiado fino

1 Cabeça de funcho fatiado fino

2 Cebolas roxas médias fatiadas

250gr Macadâmia picada grosseiramente

6 Dentes de alho picados

5 colheres azeite  Pode ser que precise um pouco mais de azeite.

Tomilho e Manjericão frescos.

Modo de Preparo

Coloque os cubos de pão em uma assadeira e leve ao forno 200 graus para dar uma leve torrada, não deixe escurecer (isso é rápido).

Em uma frigideira funda e grande coloque o azeite e o bacon frite sem deixar ficar seco, coloque o copa,o alho porro,o funcho e a cebola e vá mexendo sempre para que tudo fique bem misturado. Coloque o alho e a macadâmia, mexa bem, acrescente os cubos de pão torrados e por ultimo já fora do fogo as ervas. Incorpore tudo e esta pronto.

O Stuffing pode ser preparado de véspera e pode ser congelado super bem tb.

Sobremesa com Panetone:

Parfait de frutas vermelhas e creme patissière

enviada por Carlos Ribeiro

Ingredientes

Base:
1 panetone
200g de suspiros
Ramos de hortelã fresca
50g de morangos frescos
50g de cerejas
50g de amoras
50g blueberries

Creme inglês ou crème pâtissière
1 fava de baunilha;
500ml de leite
6 gemas
1 xícara (chá) de açúcar;
2 colher (sopa) de amido de milho;
1 colher (sobremesa) de manteiga.

Preparo

Base:
Corte os panetones em discos bem redondos reserve
O morango dever ser cortado delicadamente em quatro partes
As outras frutas por serem pequenas, mantenha tamanho original

Creme crème pâtissière
Abra a fava de baunilha, raspe-a internamente e junte os grãozinhos ao leite, já colocado numa panela de fundo espesso.
Leve ao fogo baixo para aquecer bem.
Enquanto isso, em uma batedeira bata as gemas e o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada.
Adicione o amido de milho e misture bem.
Dilua a mistura com o leite fervente, batendo sempre.
Despeje tudo novamente na panela e leve ao fogo para ferver, batendo continuamente, até engrossar.
Fora do fogo, unte a superfície com a manteiga, para evitar que se forme uma crosta depois de esfriar.

Montagem:
Num prato coloque uma base do panetone cubra com o creme patissière coloque as frutas, suspiros fazendo o recheio e cubra com a outra parte do panetone.

Dica: Sugestão do chef: ainda como acompanhamento uma bola de sorvete de morango.

Lombo Suíno com Purê de Damasco e Arroz de Espinafre

enviada por Patty Martins (Aqui na Cozinha)

Ingredientes:

1 lombo suíno temperado congelado
2 colheres de (sopa) de manteiga
2 xícaras de (chá) de água

Purê:

500 g de damascos secos
2 xícaras de (chá) de água
4 colheres de (sopa) de creme de leite com soro
1 colher de (sopa) de mel

1 colher de (sopa) de manteiga

Arroz:

3 xícaras de (chá) de arroz cozido

1 maço de espinafre

1/2 cebola ralada

1 colher de (sopa) de manteiga

Sal a gosto

Para decorar:

damascos inteiros

Modo de Preparo

Deixe o lombo descongelar de um dia para o outro na geladeira. No dia seguinte coloque o lombo em uma assadeira, besunte-o todo com a manteiga. Coloque a água na assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno que deve ter sido pré-aquecido por 10 minutos. Deixe no forno médio por cerca de 1h10min. Tire o papel alumínio e deixe mais 30 minutos até dourar.

Purê

Deixe o damasco de molho na água por 30 minutos e depois leve ao fogo. Cozinhe por mais ou menos 15 minutos ou até ficar macio. Bata os damascos junto com a água, o creme de leite e o mel no liquidificador. Despeje o creme em uma panela acrescente a manteiga e leve ao fogo. Deixe levantar fervura e desligue.

Arroz

Coloque uma panela com água para ferver.Tire as folhas do espinafre e coloque na água fervente conte 2 minutos e escorra. Pique bem miudinho e reserve. Em uma panela coloque a manteiga e doure a cebola. Assim que a cebola dourar, junte o espinafre e refogue um pouco. Acrescente o arroz, misture bem  e acerte o sal.

Montagem

Fatie o lombo e arrume as fatias com o purê de um lado e o arroz do outro.

Pernil de Sol com Arroz de Abacaxi

enviada por Wanderson Medeiros (Picuí)

Ingredientes:

Pernil de sol

1 Pernil de cordeiro de 2kg

100g de sal

2 dentes de alho picados

1 cebola picada

1 ramo de salsinha

200ml de vinho branco seco

1 ramo de alecrim fresco

50ml de mel de engenho

30ml de azeite

80g de amêndoas em lâminas

Sal e pimenta do reino a gosto

Arroz

50g de manteiga

6 dentes de alho picados

1 cebola ralada

150g de abacaxi picado

500g arroz cozido

Sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo do Pernil

Espalhe 70g de sal por toda o pernil. Coloque em uma bandeja e deixe desidratando por 4 horas, descartando sempre a salmoura que se forma no fundo. Ao final das quatro horas salgue o pernil mais uma vez com os 30g de sal restante e leve a geladeira por mais 24 horas para desidratar bem. Para retirar o sal do pernil coloque em um recipiente com água esfregue-o um pouco, deixe por trinta minutos e troque a água ( repita esse processo três vezes). Reserve

Modo de Preparo

No liquidificador, junte o alho, a cebola, salsinha, o vinho branco e tempere com sal e pimenta do reino. Bata até obter um creme.

Com o auxilio de um garfo, faça furos na peça do pernil. Regue com o tempero batido e leve à geladeira por 12h virando sempre para envolver bem o pernil.

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Coloque o pernil numa assadeira, espalhe sobre ele as folhas de alecrim e o azeite. Enrole num papel alumínio e leve ao forno por 1:30h.

Retire do forno, descubra do papel alumínio e pincele o mel de engenho. Deixe no forno por mais 30m para dourar.

Retire do forno, pincele com um pouco mais de mel de engenho e cubra o pernil com amêndoas em lâminas e tostadas.

Preparo do arroz

Para o arroz, derreta a manteiga num frigideira e quando estiver bem quente coloque o alho e a cebola para refogar. Junte os cubinhos de abacaxi e deixe até ficarem levemente dourados.

Adicione o arroz cozido, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta do reino e sirva com o pernil de cordeiro.

Tender com Chutney de abacaxi

enviada por Karla (As Marias)

Ingredientes:

1 colher (sopa) de manteiga

Meia cebola roxa picada

1 dente de alho picado

Meia colher (café) de pimenta vermelha picada (usei calabresa)

1 colher (chá) de gengibre ralado

Meia colher (chá) de curry em pó

suco de 1 limão grande

2 maçãs sem casca em cubinhos

1 abacaxi sem casca em cubinhos

Meia xícara (chá) de uvas-passas brancas

3/4 xícara (chá) de açúcar (usei mascavo)

sal a gosto

1 tender bolinha (com +/- 1 kg) cortado em fatias finas

20 g de manteiga gelada cortada em cubinhos

Modo de preparo:

Numa panela em fogo baixo derreta 1 colher (sopa) de manteiga e doure a cebola roxa picada, 1 dente de alho picado, a pimenta vermelha picada e 1 colher (chá) de gengibre ralado.

Acrescente o curry em pó e suco de 1 limão grande. Junte as maçãs sem casca em cubinhos, 1 abacaxi sem casca em cubinhos, uvas passas brancas e açúcar. Misture muito bem e continue cozinhando com a panela tampada (em fogo baixo) por uns 25 minutos, até que todo o líquido tenha evaporado. Retire do fogo e deixe esfriar.

Montagem:

Pegue cada fatia de tender, coloque um pouco de chutney de abacaxi no centro e enrole como um canudinho. Faça isso com todas as fatias do tender e vá transferindo os canudinhos para uma fôrma (coloquei numa forma redonda e alta) forrada com papel alumínio, preenchendo toda a fôrma. Quando terminar o último canudinho, coloque 20 g de manteiga cortada em cubinhos por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 20 minutos.

Desenforme no prato de serviço e sirva quente ou frio.

Decorei com o que chutney que sobrou e cerejas frescas.

Uma dica: Pedi pra fatiar o tender no supermercado e economizei tempo.

 

Alessander Guerra

18 Comentários

  1. >Nossa que bacana ler esse texto e ver que a melhor parte desta ação solidaria é fazer mais crianças sorrirem!
    Parabéns mais uma vez pela sua nobre iniciativa!
    Beijos,
    Fabi
    blog Figos & Funghis

  2. >Otima iniciativa. Seria otimo que outros
    seguissem seu exemplo . O trabalho
    do msf eh muito importante e cabe a nos
    incentiva-los.
    Abs

  3. >Frederic obrigado. Só consegui esse ótimo resultado graças à ajuda de muita gente boa dessa internet.
    abraço

  4. >Eu que agradeço a iniciativa. Adoro gente que faz. E gente de bem.
    Poderiamos fazer isso o ano todo que eu ficaria feliz, imagine as crianças e as pessoas envolvidas, que cuidam delas.

    Abraços e bençãos a todos,

    Elaine

  5. >NÃO CONHECIA O BLOG.
    CHEGUEI AQUI POR SUGESTÃO DE MSF, ENTIDADE CUJO ESPETACULAR TRABALHO ACOMPANHO COM PRAZER!
    PARABÉNS PELA INICIATIVA DE APOIO A MSF!
    VALE O COMENTÁRIO:
    HOMEM NA COZINHA NÃO DEIXA DÚVIDAS…
    É MUIIIIITO BOM OU NEGA A EXISTÊNCIA ATÉ MESMO DE LAMENS!
    FOI UM PRAZER!
    FRATER!
    LELA KÜHL

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*