Contei por aqui e aqui que fui no coquetel de abertura da Semana Mesa SP, promovida pela pela revista Prazeres da Mesa e o Centro Universitário Senac (Campus de Santo Amaro). Pois bem, fui na abertura e na fechadura do evento. Dia 7 (sexta-feira) último dia, aportei (porque estava uma chuva torrencial) novamente por lá para frequentar algumas aulas.O chef francês Frédéric Bau, representante da marca de chocolates francesa Valrhona deu um espetáculo. Só para se ter uma idéia do nível, estavam presentes, como ouvintes, 3 dos principais chefs patissiers que existem hoje no Brasil: Flavio Federico, Mara Mello e Fabrice Le Nud.
Quando falamos em chocolate na nossa cabeça açucarada vem a idéia de sobremesa, de doce. Mas não é por aí. Quando o dito cujo é amargo em torno de 70% de cacau, é um ingrediente com sabor acentuado que pode servir para todo o tipo de prato: entrada, prato principal e sobremesa. É estranho e inusitado para o nosso paladar. Uma experiência de muitas descobertas.
Essa terrine de chocolate foi preparada com terrine de foie de pato. Parte do foie foi emulsionado no chocolate (para dar a textura) e outra parte cortada em cubos e misturada. Não me perguntem sobre o resto porque esse prato foi de enfeite, serviu para fotos e filmagens. Nós provamos pedaços da terrine. Ela dissolvia na boca. Era chocolate salgado com terrine de fígado de pato, como posso explicar-lhes isso?
Os lagostins ao molho de chocolate, tinham um toque iodado. Mais uma surpresa para o paladar. O chocolate foi preparado como um caldo, entre diversos temperos. Os lagostins, rapidamente fritos. E esse prato também foi de enfeite não faço idéia do que é o vermelhinho. Mas é legal, né? Chef usa o prato como se fosse uma tela de pintura.
E aqui umas trufas. Lena lembrei de você! Ganache de chocolate amargo com….com…queijo Roquefort. É minha gente! E ainda tinha um crocantinho, que eu não descobri o que é, porque essas trufas o Frédéric já trouxe prontas, parece que vieram de um evento dele com o Alex Atala.
O chef Javier Guillén, assitente do chef Frédéric Bau, prepara as sobremesas. Agora sim, um chocolate que não era salgado.
E esse prato não era de enfeite. Degustamos assim mesmo. Numa casquinha crocante um creme de chocolate branco maravilhoso coberto de grapefruit. Uma geléia de Physalis, creme de chocolate amargo e café da Nespresso.





>Uau, quantas delícias…
>Meu Deus, esse blog é uma perdição!
Muito gostoso vir aqui!
Beijocas,
>Karina bom que escreva por aqui
Não somos apenas rostinhos bonitos, já te adicionei nos favoritos e solicitei inclusão no Orkut.
bjs
>Ainda não experimentei chocolate nos pratos salgados mas tenho muita curiosidade! Adorei o último prato, chocolate com café 🙂
>Ai meu estômago doeu de fome agora hahaha, que lindos *-*
Eu achei a idéia do blog tão LEGAL que eu vou linkar okay?
Bjooo
>ameixa vou te dizer que o sabor é bem inusitado.
Laiz obrigado pela sua visita e seu link. bj
>Alê, muita boa esta aula e estes lindos e maravilhosos pratos. Que vontade de provar tudo, eu sou muito curiosa com receita inusitadas e totalmente chocólatra. Já fiz uma receita de pato ao molho de chocolate com vinho do porto,que ficou divino,dia destes posto lá no blog. Bj grande.
>Esse curso foi de peso!! Parabéns pela escolha!
bj
Claudia
>Hum, Téia deve ter ficado muito bom!
É Cláudia quando eu vi aquele povo todo lá, saquei logo que o negócio era muito sério.
bjs
>Ai Alex, porque me torturas desta maneira estando eu a um oceano de distancia!?
Que maldade 🙂
Bj
>Que fotos lindasssssssss. Deu água na boca. Senti gosto de chocolate. Verdade. A gente sempre associa chocolate com açúcar.
Liliane
>Pois Marizé a Valrhona está aí na França bem pertinho de você. Isso é que dá inveja! Na aula eu pensava: ai se a Marizé estivesse aqui faríamos uma festa!
Obrigado Liliane. Que bom que tenha gostado!
>Não sei como sair desse blog!!! cada post melhor q o outro!!! tudo mto gostoso.
Esse fim de semana, fui p cozinha e na hora de provar o ponto do talharim…o fio caiu na colher com calda de chocolate(p o sorvete da sobremesa)q esfriava p ser provado tb. e ai n resisti. a principio estranhei…mas, soube logo em seguida q teria q pensar nisso…rsr.
Um abraço e parabéns!!!
Luiza.