Chocolate – Aula com o chef Frédéric Bau da Valrhona

Chef+Fr%C3%A9d%C3%A9ric+Bau Valrhona bx - Chocolate - Aula com o chef Frédéric Bau da ValrhonaContei por aqui e aqui que fui no coquetel de abertura da Semana Mesa SP, promovida pela pela revista Prazeres da Mesa e o Centro Universitário Senac (Campus de Santo Amaro). Pois bem, fui na abertura e na fechadura do evento. Dia 7 (sexta-feira) último dia, aportei (porque estava uma chuva torrencial) novamente por lá para frequentar algumas aulas.
O chef francês Frédéric Bau, representante da marca de chocolates francesa Valrhona deu um espetáculo. Só para se ter uma idéia do nível, estavam presentes, como ouvintes, 3 dos principais chefs patissiers que existem hoje no Brasil: Flavio Federico, Mara Mello e Fabrice Le Nud.
Quando falamos em chocolate na nossa cabeça açucarada vem a idéia de sobremesa, de doce. Mas não é por aí. Quando o dito cujo é amargo em torno de 70% de cacau, é um ingrediente com sabor acentuado que pode servir para todo o tipo de prato: entrada, prato principal e sobremesa. É estranho e inusitado para o nosso paladar. Uma experiência de muitas descobertas.

Terrine+de+chocolate+com+terrine+de+foie+de+pato bx - Chocolate - Aula com o chef Frédéric Bau da Valrhona

Essa terrine de chocolate foi preparada com terrine de foie de pato. Parte do foie foi emulsionado no chocolate (para dar a textura) e outra parte cortada em cubos e misturada. Não me perguntem sobre o resto porque esse prato foi de enfeite, serviu para fotos e filmagens. Nós provamos pedaços da terrine. Ela dissolvia na boca. Era chocolate salgado com terrine de fígado de pato, como posso explicar-lhes isso?

Lagostins+com+chocolate bx - Chocolate - Aula com o chef Frédéric Bau da ValrhonaOs lagostins ao molho de chocolate, tinham um toque iodado. Mais uma surpresa para o paladar. O chocolate foi preparado como um caldo, entre diversos temperos. Os lagostins, rapidamente fritos. E esse prato também foi de enfeite não faço idéia do que é o vermelhinho. Mas é legal, né? Chef usa o prato como se fosse uma tela de pintura.
Trufas+com+Roquefort bx - Chocolate - Aula com o chef Frédéric Bau da ValrhonaE aqui umas trufas. Lena lembrei de você! Ganache de chocolate amargo com….com…queijo Roquefort. É minha gente! E ainda tinha um crocantinho, que eu não descobri o que é, porque essas trufas o Frédéric já trouxe prontas, parece que vieram de um evento dele com o Alex Atala.Chef+Javier+Guill%C3%A9n bx - Chocolate - Aula com o chef Frédéric Bau da ValrhonaO chef Javier Guillén, assitente do chef Frédéric Bau, prepara as sobremesas. Agora sim, um chocolate que não era salgado.
Sobremesa Chocolate+Branco+Grappefruit gel%C3%A9ia+ chocolate bx - Chocolate - Aula com o chef Frédéric Bau da Valrhona E esse prato não era de enfeite. Degustamos assim mesmo. Numa casquinha crocante um creme de chocolate branco maravilhoso coberto de grapefruit. Uma geléia de Physalis, creme de chocolate amargo e café da Nespresso.

Alessander Guerra

13 Comentários

  1. >Karina bom que escreva por aqui

    Não somos apenas rostinhos bonitos, já te adicionei nos favoritos e solicitei inclusão no Orkut.

    bjs

  2. >Ainda não experimentei chocolate nos pratos salgados mas tenho muita curiosidade! Adorei o último prato, chocolate com café 🙂

  3. >Alê, muita boa esta aula e estes lindos e maravilhosos pratos. Que vontade de provar tudo, eu sou muito curiosa com receita inusitadas e totalmente chocólatra. Já fiz uma receita de pato ao molho de chocolate com vinho do porto,que ficou divino,dia destes posto lá no blog. Bj grande.

  4. >Hum, Téia deve ter ficado muito bom!

    É Cláudia quando eu vi aquele povo todo lá, saquei logo que o negócio era muito sério.

    bjs

  5. >Que fotos lindasssssssss. Deu água na boca. Senti gosto de chocolate. Verdade. A gente sempre associa chocolate com açúcar.
    Liliane

  6. >Pois Marizé a Valrhona está aí na França bem pertinho de você. Isso é que dá inveja! Na aula eu pensava: ai se a Marizé estivesse aqui faríamos uma festa!

    Obrigado Liliane. Que bom que tenha gostado!

  7. >Não sei como sair desse blog!!! cada post melhor q o outro!!! tudo mto gostoso.
    Esse fim de semana, fui p cozinha e na hora de provar o ponto do talharim…o fio caiu na colher com calda de chocolate(p o sorvete da sobremesa)q esfriava p ser provado tb. e ai n resisti. a principio estranhei…mas, soube logo em seguida q teria q pensar nisso…rsr.
    Um abraço e parabéns!!!
    Luiza.

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*