>Senac – Alunos capricham no coquetel de abertura da Semana Mesa SP

>

Releitura+de+Acaraj%C3%A9+de+Paella - >Senac - Alunos capricham no coquetel de abertura da Semana Mesa SPO coquetel de abertura da Semana Mesa SP, como já falei no post anterior, ficou à cargo de alunos e ex-alunos de gastronomia do Centro Universitário Senac (Campus de Santo Amaro). O evento promovido pela revista Prazeres da Mesa, foi uma verdadeira maratona, repleta de Comes diferentes. Foram várias as formas de apresentação, os ingredientes utilizados e sua combinação nas receitas. A proposta era celebrar as cozinhas brasileira e espanhola, harmonizando seus sabores. Muitas surpresas agradáveis, devo dizer.

Cerca de 35 receitas espalhadas por duas cozinhas industriais, o restaurante pedagógico e a confeitaria e padaria. Tinha fila? Tinha. Mas ninguém estava incomodado porque ela andava e os alunos do Senac esbanjaram simpatia, respondendo um milhão de vezes contínuas o que era aquele acepipe que estavam oferecendo para a degustação.

Eu aqui quero apresentar as idéias trazidas do evento. Ficam as propostas de criação e forma de apresentação para inspirar todos os leitores.

Na foto acima: Releitura de acarajé de paella (criação : Andrea Ricci e Rebeca Spago). Além de deliciosos, serví-los numa paellera pequena repleta de pimentas foi inspirador. Cores fortes que chamam o apetite e deixam claro o casamento Brasil/Espanha.

Petit+Four+de+piment%C3%A3o+com+moqueca+de+siri+e+gel%C3%A9ia+de+coentro - >Senac - Alunos capricham no coquetel de abertura da Semana Mesa SP

Petit four de pimentão com moqueca de siri e geléia de coentro (criação: Camila Abrahão e Simone Netto). Interessante mistura de texturas (crocante e pastosa) e bom contraste (doce e salgado). O fundo de arroz para a decoração foi uma sacada.

Folhado+de+coco+com+ab%C3%B3bora - >Senac - Alunos capricham no coquetel de abertura da Semana Mesa SP

Mil folhas de abóbora com coco (criação: Sheila Briz e Michel de Camargo). O folhado estava bem leve e abóbora com coco fazem um bom par. Quanto à forma de apresentação, gosto muito do uso de ingredientes naturais utilizados no preparo. O natural é sempre belo e traz aquela sensação de frescor.

Bombom+de+cupua%C3%A7u+em+base+de+tuile - >Senac - Alunos capricham no coquetel de abertura da Semana Mesa SP

Bombom de cupuaçu em base de tuile (criação Márcio Ceolin e Natália Cruz). Estava muito bom o sabor do chocolate constrastando com o creme azedinho do cupuaçu. A forma de apresentação do bombom aberto no estilo “veja o que está comendo”, ficou especial . As raspas de chocolate fazendo o fundo da apresentação é coisa para agradar qualquer chocólatra (sabem de quem estou falando,né?).

Alunos+do+Senac+explicam+suas+cria%C3%A7%C3%B5es - >Senac - Alunos capricham no coquetel de abertura da Semana Mesa SPAqui uma prova do empenho dos alunos na ampla bancada de degustação instalada na Padaria/Confeitaria.
mo%C3%A7as+Helado - >Senac - Alunos capricham no coquetel de abertura da Semana Mesa SP E esse trio arrasou no quesito animação. Elas mandaram muito bem com seus Helados. Eu tirava as fotos (abaixo) dos dois sorvetes que elas prepararam, quando veio a questão: “E nós não merecemos uma foto, não?” Claro que merecem! Aí está (esquerda para a direita): Neusilene, Jacqueline e Bruna.
Helado+de+Calabaza+com+reduccion+de+jerez - >Senac - Alunos capricham no coquetel de abertura da Semana Mesa SP E aqui está o Helado de calabaza con reduccion de Jerez (sorvete de abóbora com redução de Jerez – vinho de sobremesa espanhol). Colocar gelo sob o sorvete pode parecer uma coisa comum. Só que a forma de colocar é o que muda tudo. Numa vasilha redonda e charmosa elas espalharam cubos de gelo com furos no meio e tamanho uniforme. O sorvete foi delicadamente montado nas tacinhas e essas colocadas aleatoriamente dentro da vasilha, o que proporcionou um desenho interessante como mostra a foto.
Helado+de+Caf%C3%A9 - >Senac - Alunos capricham no coquetel de abertura da Semana Mesa SP E o Helado de café. Tomar o sorvete e comer o potinho de chocolate é sempre um sonho de uma noite de verão! Grãos de café para decorar dão um toque estético e muito aromático.

Obs: as informações sobre o nome dos pratos e dos alunos que os prepararam foram extraídas do folder Coquetel de Abertura que me foi entregue pela organização do evento.

Alessander Guerra

15 Comentários

  1. >Pô, o mais importante você não falou Ale!!!! Gente, estas fotos foram feitas por ele!!!! Desta vez, eu estava 100% acopanhante.
    Ficou bem legal este post.
    bj

  2. >Uau! Que evento maravilhosooooo… e todas essas comidinha, cada uma mais apetitosa que a outra.
    Eu não ia ligar mesmo de ficar nessa fila^^
    Kisss!

  3. >Obrigado Cris. A máquina me ajuda muito e tem sempre você para eu mostrar o resultado.

    Axly estava bom mesmo. Mas quem não foi fica com essas idéias saborosas que plantei por aqui.

    bjs

  4. >Idéias, idéias, idéias. Tô ficando triste que acaba hoje. Mas com certeza tô saindo de lá cheio delas. Assisti uma aula do Rodrigo Oliveira (Mocotó) só sobre queijo de coalho. Algo bem típico pra mim, que sou do nordeste, mas pouco explorado aqui. Em breve já vou mostrar umas adaptações da aula dele que fui pensando na hora. Como eu disse, uma pena que vai acabar. Acho que o mundo vai perder um publicitário (quem dá falta?) e ganhar um cozinheiro cada vez mais profissional, heheheh. abraço.

  5. >É Leo, é um dos eventos mais interessantes que já vi por aqui. Cheio de idéias! Não são só as receitas, são as idéias mesmo. Coisas para adaptar e utilizar num dia especial.

    Quanto a ser cozinheiro profissional, vá por mim: nunca deixe o publicitário de lado. Não basta cozinhar bem – a propaganda é alma do negócio.

    abs

  6. >Oi Alessander, que maravilha!
    Gostei mesmo das sugestões, nunca imaginei acarajé preparado dessa forma, e mil folhas então?
    Tudo muito lindo, as fotos ficaram ótimas. Parabéns! Vc é demais!
    Bjs.

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*