Wood Hotel Gramado

Visitei o Wood Hotel Gramado, lugar onde a hotelaria, o design e a gastronomia se encontram em perfeito equilíbrio.

Wood Hotel  Ambiente5 - Wood Hotel Gramado

Conceito – é preciso contar uma história!

Antes de mais nada, qualquer estabelecimento que inaugure hoje em dia, não importa o segmento, precisa contar uma história.

Nos meus cursos de mídias sociais para empreendedores eu falo muito sobre a importância do conteúdo em cada negócio.

Então, você só vai se comunicar direito com o público em geral, se souber qual história quer contar e como quer contá-la.

Elegantemente por aí, isso é conhecido por storytelling.

O Wood Hotel Gramado, nesse sentido, é um case de sucesso.

Wood Hotel Gramado  Ambiente - Wood Hotel Gramado

Com uma boa história em mãos você desenha assim todo o seu projeto : valores, missão, arquitetura, decoração, mix de produtos, habilidades dos profissionais envolvidos, diferenciais, atendimento ao público, etc.

Logo em seguida,  como tudo isso será comunicado, internamente, para a equipe e, externamente, para a imprensa, fornecedores, comunidade local e potenciais clientes.

À princípio, a ausência de conceito é o melhor caminho para abrir um negócio e logo depois, fechá-lo. Porque afinal, nada te diferencia da concorrência.

Wood Hotel Gramado  mesa - Wood Hotel Gramado

Nos dias de hoje, ninguém pode vender só hospitalidade, produtos, serviços, etc. Há de se ter uma boa história por trás de tudo isso. Os consumidores compram experiências!

E a história, definitivamente, precisa ser verdadeira, pode até ser ficção – veja a Disney, por exemplo – mas não pode ser mentirosa.

Nada adianta inventar que seu avô fazia algo que ele não fazia, logo todo mundo vai descobrir.

Enfim, para ser real aos olhos dos outros, o conceito necessita ser desenvolvido com riqueza de detalhes.

Hotel Wood  mel - Wood Hotel Gramadotraquitana de madeira, favo e mel – Cozinha de Natureza

Hotel Boutique e os mínimos detalhes

Na hotelaria os padrões são altos: conforto; limpeza; enxoval de qualidade e design, mesmo que desprovido de personalidade – são o mínimo razoável.

O atendimento cordial e eficiente é outro ponto que não acrescenta nada de novo no front.

Então, cabe aos detalhes fazerem a diferença!

Wood Hotel  Ambiente1 - Wood Hotel Gramado

Pequenos objetos espalhados aqui e acolá, mobiliário assinado, obras elaboradas por artesãos e artistas plásticos locais, livros, almofadas, tapetes, tags de avisos divertidas, cartões de boas-vindas escritos à mão, apenas citando alguns exemplos. Tudo sempre produzido com materiais que respeitam a natureza e a diversidade.

O fato é que o todo vai muito além da soma de pequenas partes.

Quem tiver a oportunidade de frequentar o Wood Hotel Gramado, entenderá o que estou falando sobre esse hotel boutique.

Wood Hotel Gramado  Água - Wood Hotel Gramadodelicadeza e preservação – água filtrada em garrafa de vidro

Importar-se com o outro e com o universo

Por outro lado, a atenção ao hóspede precisa ir muito além de um atendimento educado e eficaz. É preciso ser humano!

É preciso que o hotel e sua equipe se importem, de verdade, com o bem-estar e a experiência. Isso requer alguns cuidados especiais, sem mesquinharias.

Há custos insignificantes perto do retorno de satisfação do cliente. Do tipo, cortesia de água filtrada, à disposição no quarto numa garrafa de vidro. Um gesto tão simples!

Todo mundo deve e precisa beber água, então porque não oferecê-la gratuitamente?

Melhor ainda, porque não evitar o lixo plástico de tantas e tantas garrafinhas – algumas com absurdos 250ml de água ou menos – consumidas? Eliminamos os canudinhos plásticos mas e as garrafas?

Dá o play que vou te conduzir a uma viagem por dentro do meu quarto.

Outro detalhe, simples e aconchegante é colocar chá e café à disposição. E não precisam ser vários sachês ou cápsulas, apenas um por pessoa do quarto é suficiente .

Carinho é oferecer, sem custo adicional, alguns snacks preparados na cozinha do hotel para que o hóspede possa petiscar em algum momento.

Bem como, outras bebidas para horas de sede que não pedem água.

Enfim, quem não fica esperando a gentileza do bombom de boa noite?

Dormiu bem? Hora de começar o dia seguinte!

Wood Hotel Cafe da manha 1 - Wood Hotel Gramado

Sentir-se especial!

E nada como um café da manhã diferente, que não seja uma repetição preguiçosa de tudo que se pode comprar numa padaria qualquer.

Café especial com itens selecionados de pequenos produtores, receitas preparadas na casa e sabores que remetem ao regional, expressando identidade local.

E se a roupa amassar na mala?

É tudo de bom ter à sua disposição no quarto, sem necessitar contratar os serviços de lavanderia, um passador de roupas portátil à vapor.

E os amenities então?

Quem não gosta de um sabonetinho ou shampoo de qualidade?

Pois no Wood Hotel Gramado, encontrei tudo isso!

Wood Hotel Gramado  fachada - Wood Hotel Gramado

Wood Hotel Gramado

A fachada nos dá aquela sensação de casa da árvore.

Sabe aquela que você um dia pode ter sonhado, junto a uma árvore linda, pra chamar de sua? Madeira toda arrumada, tipo um chalezinho aconchegante?

Pois é, só que nesse caso a casa da árvore tem 23 unidades divididas nas categorias Wood Room e Wood Suite.

Se por fora a sensação é de casa da árvore contemporânea, por dentro, logo na entrada, você é recebido pela “Árvore da Hospitalidade”.

Wood Hotel Gramado  Árvore - Wood Hotel Gramado

Uma enorme ilustração em preto e branco, estampada no chão pelo ilustrador, gaúcho de Porto Alegre, Renan Santos.

Intitulado “Pincel”,  o desenho à mão livre tem traços marcantes e a técnica super-realista do artista, que nos conduz ao seu universo imaginário.

Com projeto assinado pelo engenheiro civil Ricardo Peccin e design de interiores de Marlene Peccin, o hotel moderniza a rusticidade da madeira sem perder o aconchego que o material proporciona.

A madeira aparece então em vários tons, formatos e texturas – quadrados e arredondados (que pendem, inclusive do teto), mesa de galhos, móveis com formas torneadas ou retas e design assinado.

Hotel Wood Casa da Montanha 12 - Wood Hotel Gramado

+ Design local

Como é o caso, por exemplo da obra “Topomorfose”, um painel texturizado de madeira que envolve a lareira do lobby, desenvolvido pela designer e artesã Heloísa Crocco.

A madeira clara contrasta e harmoniza perfeitamente com o metal preto que emoldura a obra e as pedras dispostas abaixo da lareira.

Wood Hotel Gramado Ambiente2 - Wood Hotel Gramado

Complementando o ambiente, um tapete artesanal criado pela artista plástica Inês Schertel, conhecida pelas criações com lã de ovelha inspiradas nos cenários dos Campos de Cima da Serra (Rio Grande do Sul), e a mata nativa de araucária.

Bem como, sofás confortáveis para longas horas de conversa, almofadas, pequenos objetos garimpados que remetem à região e uma incrível mesa natural.

As Araucárias, árvores tão presentes na Serra estampam tecidos e pinturas.

A designer Valentina Peccin é a responsável pelas estampas autorais dos tecidos utilizados na decoração do Wood Hotel Gramado.

O conceito foi selecionar as texturas de madeira de uma forma explícita, deixando as mesmas em destaque sobre a impressão.

Wood Hotel  Ambiente3 - Wood Hotel Gramado

Restaurante, Bar e Mini Biblioteca – ambiente

Mais ao fundo avistamos o bar e o restaurante do Wood Hotel Gramado, igualmente trabalhados com a temática madeira em diversas formas, tudo integrado ao lobby.

Os detalhes se estendem aos porta-copos , tábuas de madeira (feitas pela Monã, de Daniel Castelli, que assim aproveita as formas que encontra na natureza) e utilitários, que chegam à mesa para complementar o estilo do Wood Hotel Gramado, onde o natural e o regional ditam a estética.

Logo após a entrada, à direita, avistamos uma pequena biblioteca. Lugar aconchegante para ler um livro ou conectar-se à internet com o notebook.

Wood Hotel Gramado  Lobby - Wood Hotel Gramado

Numa das paredes, uma obra de design contemporâneo e exclusivo,  “Caminhos e Fragmentos”, instalação da artista Neka Parmegiani, de Gramado.

Feita com pratos de porcelana pintados à mão, representa os veios da madeira.

Mas, e a recepção? Onde fica? Não tem!

Esse é o conceito, receber as pessoas com certa informalidade.

Fazendo o check-in enquanto o hóspede se serve da água aromatizada, sempre à disposição durante toda a estadia, ou mesmo de um café ou taça de espumante de boas-vindas.

Wood Hotel Gramado  tabuas de paes - Wood Hotel Gramado

Conclusão

O novo luxo é sair de casa se sentindo em casa, porém coberto de sutis gentilezas.

Cercado de regionalidades para captar a essência do local onde estamos visitando.

Antenado com o meio ambiente, porque essa é a própria essência de continuar existindo.

Por fim, antes de mais nada, o novo luxo não ostenta e sim acolhe.

Wood Lounge Bar Restaurante  Risoto - Wood Hotel GramadoRisoto de Abóbora com coalhada

Wood Hotel Gramado – Gastronomia

Totalmente conectada com o conceito do hotel, a gastronomia proposta pelo chef Rodrigo Bellora e pilotada pelo chef executivo Marko Culau merece atenção.

Adepto do Slow Food e conhecido pelo seu trabalho à frente do restaurante Valle Rústico (Garibaldi), o chef propõe o conceito “Farm to Table”.

Assim, seus cardápios são sazonais e utilizam ingredientes produzidos em um raio de até 30Km do hotel, valorizando então, o frescor dos ingredientes e a cadeia de produtores locais.

O Wood Lounge Bar & Restaurante também possui horta própria para temperos e PANCs (plantas alimentícias não convencionais).

Hotel Wood Casa da Montanha Cafe da Manha - Wood Hotel Gramado

Wood Hotel Gramado – Café da Manhã

É bom demais encontrar em hotéis um café da manhã autêntico, com itens que representem a região.

Não necessariamente é preciso produzir tudo na cozinha própria. É, igualmente, importante apoiar e ajudar a desenvolver pequenos produtores do entorno.

No café da manhã do Wood Hotel Gramado encontramos queijos, embutidos, manteiga e requeijão, que refletem a produção do Rio Grande do Sul.

Assim também, os pães caseiros tem características próprias da Serra Gaúcha, são mais intensos e massudos.

Então, assiste e não fica bravo comigo! rs. Te levo a um passeio pelo café da manhã.

O grostoli ou cueca virada (massa frita polvilhada com açúcar e canela) não poderia faltar. Bem como a cuca de uva e os bolos caseiros.

Por lá tem suco de bergamota (e não vai dizer que é mexerica!) e de outras frutas da estação.

Em uma traquitana de madeira, aparentemente simples, um favo pendurado deixa escorrer o mel de forma lenta pelos veios desenhados, até atingir dois vidros posicionados abaixo.

Recipientes onde os comensais podem se servir do precioso adoçante produzido pelas abelhas, recobrindo talvez uma caprichada granola artesanal da casa servida com um iogurte natural fresco.

Wood Morning!

Os quentes são pedidos à la carte.

Vale provar o Brioche com Ovo Mollet e Panceta frita.

Ovos orgânicos de galinhas criadas soltas e alimentadas de forma natural.

Sente a cor da gema, a vivacidade!

Uma pedida tradicional é o Farroupilha, sanduíche típico gaúcho que leva cacetinho (não vai falar que é pão francês, ok?), presunto, queijo e uma boa manteiga. Pode ser prensado ou não.

Se você for hóspede, o café da manhã (servido das 7h30 às 11h) está incluso. Se não for, ele custa R$65 por pessoa.

Cuidado adicional para os que estiverem hospedados e não descerem a tempo do café da manhã é o Mini Breakfast estendido até às 17h.

Wood Hotel Gramado  Pacoca de Pinhao - Wood Hotel GramadoPaçoca da Pinhão

Wood Lounge Bar & Restaurante

A “Cozinha de Natureza”, assim intitulada pelo chef Rodrigo Bellora, é viva e mutante.

Buscando, antes de mais nada, ingredientes de pequenos produtores, locais, frescos , orgânicos e sazonais.

Utilizando um mix de técnicas ancestrais e modernas, a fim de exaltar o frescor e sabor, sempre com simplicidade.

No capítulo “De Lamber os Beiços” encontramos a Paçoca de Pinhão (R$48).

Vale compartilhar esses bocados preparados com pinhão (semente tão abundante por lá) e porco da raça Moura (típica do Rio Grande do Sul) + mostarda de batata crem (que lembra uma raiz forte), agrião e farinha de cítricos.

Outra opção acolhedora é a Sopa da Colônia (R$41), que leva brodo de aves com capelletti artesanal e pão colonial de forno à lenha.

Wood Hotel  focaccia - Wood Hotel GramadoPintxo Mata de Araucárias

“Para Comer com a Mão” é parte do menu que indica receitas para dividir como:

Pintxo Mata de Araucárias (R$48) – Fatias de focaccia com lâminas de vazio, coalhada seca, cogumelos frescos, chimmichurri, tomatinhos, folhas amargas e legumes fermentados.

Da mesma forma, outra sugestão para sujar os dedos é a Tábua de Queijos, Charcutaria e Fermentados (R$64).

A Serra Gaúcha (com gado leiteiro) produz grandes queijos regionais.

Bem como os Campos de Cima da Serra (com gado de corte) oferece uma charcutaria, trazida pelos imigrantes da Alemanha e Itália, levando um sabor único à Copa, Socol, Salame e Pancetta.

Complementando a apresentação, legumes fermentados, picles e mostarda.

Wood Lounge Bar Restaurante   Do Mar - Wood Hotel Gramado

Principais

Hora de encarar os pratos principais. “Para Compartilhar com Talheres” sugere:

O fumegante Risoto de Abóbora e Coalhada (R$48), preparado com abóbora de pescoço, coalhada seca, amendoim torrado e manjericão.

Do Mar (R$89) nessa temporada, é o Peixe Meca grelhado no azeite de capim santo, camarão salteado com páprica defumada e espaguete de chuchu salteado na manteiga e sálvia.

Wood Lounge Bar Restaurante   Costela laqueada - Wood Hotel Gramado

Assim também, entre os principais,  a Costela Laqueada (R$105) é prato de assinatura do chef.

Elaborada com demi glace de Butiá, farofa aromática milho e legumes orgânicos feitos na grelha.

Encerrando o cardápio, “Doce Fim” apresenta a sobremesa Angico e Nogueiras (R$39) – Fondant de mate doce, grostoli e farofa de nozes.

Wood Lounge Bar Restaurante  Wood Moule - Wood Hotel GramadoWood Mule

Carta de Drinks

A dica é aproveitar a Happy Hour para provar a mixologia do Wood Lounge Bar.

Os drinks são bem executados pelo barman e, igualmente, utilizam alguns ingredientes locais.

Entre as pedidas:

Terroir (R$35) – Bulleit Frontier Bourbon Whiskey, Jerez, Vermute Roso e calda de limão bergamota.

Wood Mule (R$36) – Gin Tanqueray, limão bergamota, gengibre, witbier e espuma de gengibre.

Green Apple Spritz (R$35) – vodka, xarope de maçã verde, água gaseificada, espumante Casa da Montanha Brut.

Hotel Wood Cafe da manha - Wood Hotel GramadoDessa forma, com um Wood Morning (Good Morning – Bom dia!) é que você começa seu café da manhã.

Serviço

Wood Hotel Gramado

Rua Mário Bertoluci, 48, Centro – Gramado/RS

Contato: (54) 3295-7575

reservas@casadamontanha.com.br / www.hotelwood.com.br

+ dicas de Viagem Gourmet

+ dicas de Bares e Restaurantes

fotos Sergio Azevedo e Alessander Guerra (Cuecas na Cozinha)

Alessander Guerra

Envie uma mensagem