A Chia na Dieta Alimentar

suco repositor Naturalis 720x1024 - A Chia na Dieta Alimentar

A chia é uma sementinha considerada um alimento funcional. Rica em Ômega 3, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Ferro, Potássio, Manganês, Proteínas, Fibras e Antioxidantes; seu efeito mucilaginoso, faz com que tenha a capacidade de reter quantidade significativa de água, devido à alta concentração de fibras, daí que ela intensifica a sensação de saciedade e pode ajudar a emagrecer. Seu nome científico é Salvia Hispânica, nativa de países como Guatemala, México e Colômbia. Há evidências históricas que era cultivada pelos Astecas.

A nutricionista Ariane Machado Pereira, da empresa Naturalis, fala dos benefícios da Chia: “Promove a saciedade, combate inflamações, desintoxica, reduz o colesterol, ajuda a controlar a glicemia, auxilia na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo” e propõe a receita do Suco Repositor de minerais com Chia que leva água de coco, sementes de chia e morangos orgânicos (de preferência).

Suco repositor de minerais com chia

Rendimento: 2 copos médios

Ingredientes:
2 xícaras de chá de água de coco
1 colher (sobremesa) de sementes de chia
½ xícara de chá de morango, preferencialmente orgânicos
Gelo à gosto

Modo de Preparo:
Bater no liquidificador o morango, as sementes de chia Naturalis juntamente com a água de coco e gelo. Sirva logo em seguida.

Dica Nutricional:
A chia é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres. Além disso, é uma excelente fonte de fibras que são essenciais para o bom funcionamento intestinal.
A água de coco é um isotônico natural, rica em nutrientes e sais minerais. Ideal para repor os líquidos perdidos durante a prática da atividade física, principalmente em dias quentes.

Como consumir
Recomenda-se uma colher de sopa diária. De sabor suave parecido com o das castanhas pode ser adicionada ao iogurte, coalhada, fruta picada, shakes, sucos, polvilhada no arroz e onde mais você quiser experimentar.

(foto de divulgação)

Alessander Guerra

3 Comentários

  1. Excelente receita!

    Apenas uma dica para quem vai consumir Chia regularmente é para aumentar o consumo de água, isto pelo fato de que a Chia retém líquidos nela mesma, caso não tenha um bom consumo de água poderá estar causando uma desidratação em seu organismo.

    Esta semente é útil tanto para quem quer emagrecer como também para quem faz musculação, afinal retenção de líquidos e inflamações atrapalham na definição muscular.

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*