Babá ao rum

>

Baba%20ao%20Rum thumb%5B1%5D - Babá ao rum

Babá ao Rum – restaurante Le Vin – foto: Tadeu Brunelli

 

E hoje no blog gastronomia francesa. O Babá ao rum, bolinho francês leve, macio e embebido em rum; ganha três versões do chef Paulo König do bistrô, pâtisserie e boulangerie Le Vin : a Tradicional, decorada com chantilly e cereja; a Tropical, coberta com frutas da estação e a de Chocolate feita à base de chocolate belga e coberta com creme de chocolate. Esssa última, o chef fez a gentileza de nos premiar com a receita aqui no blog.

 

Baba ao rum de chocolate

Rendimento: 10 unidades

Ingredientes massa:

90 ml de leite

200 gr de farinha de trigo

10 gr fermento biológico fresco

20 gr de açúcar

5 gr de sal

2 ovos

45 gr de manteiga

10 gr de cacau em pó

 

Recheio

200 ml creme de leite fresco

120 gr chocolate meio amargo

Ingredientes calda:

1 litro e meio de água

750 gr de açúcar refinado

1 laranja em rodelas

50 ml de rum

 

Decoração:

Pedaços de chocolate para decorar.

 

Modo de Preparo:

Misturar em uma batedeira o fermento biológico e o leite, bater com o batedor de clara até que dissolva bem, acrescentar a farinha, açúcar e o sal alterando o batedor para o gancho, colocar a batedeira na velocidade media e bater.

Com a batedeira ligada acrescentar os ovos inteiros, e deixar bater de 5 a 7 minutos, depois coloque a manteiga de pouco em pouco em temperatura ambiente, é necessário bater mais 15 minutos e nesse período pare a batedeira e raspe as laterais para deixar a massa homogênea.

Para ajudar a fermentação da massa é necessário reservar de 40 a 50 minutos em forminhas de baba ou mini forma para pudim também podem ser utilizadas, a massa deve ser colocada até a metade do recipiente, pois nesse período de descanso a massa dobra de tamanho.

Assar a massa em 180° por 20 a 25 minutos, até a superfície ficar dourada, desenformar e guardar na geladeira por 2 horas para gelar a massa.

 

Calda:

Nesse período preparar a calda colocando em uma panela todos os ingredientes até levantar a fervura, aguardar que resfrie e colocar em um recipiente alto para que os bolinhos fiquem boiando na calda, virar as babas até encharcar e retirar com uma espumadeira.

Em um refratário ou em taças individuais colocar a baba rechear com o creme de chocolate, decorar com pedaços de chocolate. 

  

Recheio:

Colocar o chocolate meio amargo para derreter em uma panela em banho-maria, mexendo até que fique homogêneo. Aquecer o creme de leite fresco em outro recipiente e após aquecido acrescentar no chocolate derretido para finalizar o recheio.

Alessander Guerra

4 Comentários

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*