Bolo de fuba sem glúten sem lactose

Foto bolo de fubá com coco home - Bolo de fuba sem glúten sem lactose

O Chef e Coach de Saúde e Bem-estar, Marcelo Facini, que lançou o livro “Um Brinde à Saúde sem glúten e nem lactose” assina mais uma coluna de Gastronomia Funcional aqui no Cuecas na Cozinha, dessa vez faz seu Bolo de fuba sem gluten sem lactose, que também leva coco entre seus ingredientes.

“Tenho percebido observando meus clientes e por meio de muitas pesquisas com nutricionistas funcionais, que existe uma correlação incrível entre a melhora de pacientes com doenças autoimunes e a eliminação do glúten de sua alimentação.

Com a gastronomia funcional, além de melhorarem de saúde, um mundo de novas possibilidades e sabores é aberto. Pura fartura! Não é restrição alimentar, é variedade. Pode-se comer muito bem e de forma absolutamente saudável.

Sei que uma das maiores dificuldades é encontrar produtos ou receitas onde a substituição do glúten seja possível. É aí que eu entro na história! Como chef e coach de saúde e bem-estar, mostro que é possível e mais fácil do que imaginam. Que tal algo prático? Aí está, uma receita de Bolo de fuba sem glúten sem lactose, que além de ser delicioso é totalmente adaptado para portadores de doenças autoimunes de um modo geral e intolerantes à glúten e à lactose. Mas é claro, você leitor que, felizmente, não passa por nenhuma dessas questões vai querer experimentar, não vai? E se eu disser que pode até achar que este bolo é melhor do que a versão original com glúten e lactose? Querem apostar?”

 

Bolo de Fubá e Coco (Bolo de fuba sem glúten sem lactose)
Ingredientes:
3 ovos orgânicos
1 vidro de leite de coco (200ml)
1 pacote de creme de leite de soja
3 colheres de sopa de óleo de coco
1 xícara de açúcar demerara
1 xícara de chá de farinha de arroz
1 xícara de chá de fubá
1 colher de fermento em pó (para bolo)
1 colher de chá de essência de baunilha

 
Modo de preparar:
Separar as claras das gemas.

Bater no liquidificador o leite de coco, o creme de leite de soja, as três gemas e o açúcar. Reservar.

Em uma batedeira, bater as três claras . Acrescente a essência de baunilha um pouco antes de as claras atingirem o ponto de neve.

Em uma vasilha, colocar a mistura do liquidificador, acrescentar a farinha de arroz, a farinha de milho e o fermento. Misturar gentilmente.

Acrescentar as claras em neve levemente deixando a massa aerada.

Untar uma forma redonda (com buraco no meio) com óleo vegetal e farinha de arroz. Despejar a massa até chegar próximo à borda. Levar em forno pré-aquecido a 180 graus por uns 20 min ou até que o bolo esteja totalmente cozido.

Dicas: Sei que vão me perguntar se podem substituir alguns dos ingredientes por outros que consigam mais facilmente, sim, claro que podem e é muito bom fazerem este teste. Só não troquem a farinha de arroz e fubá pela de trigo mesmo a integral, okay? risos.
Tenho a certeza que descobrirão o quanto pode prazeroso a alimentação na gastronomia funcional.

 
Até breve,
Marcelo Facini
Chef e Coach de Saúde e bem-estar
Contato: marcelo@annibalefacini.com

 

 

 

Alessander Guerra

5 Comentários

  1. Olá!
    Não tenho intolerância ao gluten, nem a lactose, mas retirei os dois da alimentação para tratar uma doença autoimune, com acompanhamento da minha nutricionista funcional. tive bons resultados e, após alguns meses, não sinto falta dos alimentos com gluten e lactose. As possibilidades que se abrem são imensas e deliciosas.
    obrigada pela receita!
    abraço

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*