Como Harmonizar Vinhos com Pratos Diferentes

JoBarros Sonoma 682x1024 - Como Harmonizar Vinhos com Pratos Diferentes

Harmonizar Vinhos com Comida JaponesaHambúrguer, Feijoada,  Salada ou Chocolate parece uma tarefa bem difícil. Como Harmonizar Vinhos com Pratos Diferentes? Esse foi o desafio proposto para a sommelière do Sonoma (site de vendas de vinho e produtos gourmet), Jô Barros. Vamos ver então quais as Dicas de Harmonização com Vinhos que ela nos dará:

Harmonizando Vinho e Comida Japonesa: A gastronomia japonesa é muito rica, vou escolher dois itens que a maioria das pessoas já estão habituadas, sushi e sashimi. Por se tratar de peixe fresco, são pratos muito leves e delicados, e o tipo de vinho, deve acompanhar, os espumantes são sempre muito bem vindos para esses tipos de pratos, seja no estilo brut ou rosé, já os vinhos das uvas sauvignon blanc e pinot grigio, também são ótima pedida para acompanhar os pratos.

Comida japonesa - Como Harmonizar Vinhos com Pratos Diferentes

Harmonizando Vinho e Hambúrguer: Geralmente com hambúrguer prefiro vinho tinto e acabo preferindo as uvas com mais acidez, essas ajudam a segurar a gordura da carne, do queijo e do bacon. As uvas são: Barbera, Dolceto, Pinot Noir, Pinotage.

Harmonizando Vinho e Feijoada: Dois componentes importantes estão presentes na feijoada: o peso  do prato e a gordura. Vejo pelo menos dois caminhos pra acompanha-lo. Um seria um branco bem encorpado e de boa acidez. Um chardannay ainda jovem e com bastante corpo pode ser uma alternativa. O outro caminho, parece inusitado é o de usar um pinot noir, tambem jovem. Isso porque a feijoada pode ser considerada um cassoulet  com feijão preto e o cassoulet, na borgonha, sua casa, é harmonizado com pinot noir. Eu já testei e ficou muito bom.

Feijoada 1024x682 - Como Harmonizar Vinhos com Pratos Diferentes

Harmonizando Vinho e Salada: De uma maneira geral, prefiro harmonizar saladas com vinhos espumantes brasileiros, um bom cava ou um vinho rosé da Provença.

Harmonizando Vinho e Chocolate: Esse é um dos alimentos mais difíceis de harmonizar, pois tem tudo o que dificulta uma harmonização: sabor forte, gordura e dulçor. Gosto muito de harmonizar chocolate entre 50%-70% cacau, esses são os meus tipos preferidos, com os seguintes tipos de vinho, Banyuls e vinho do Porto Tawny 10 anos. O vinho Banyuls é produzido no sul da França, divisa com Espanha, e trata-se de um vinho tinto fortificado. O vinho do Porto também é um vinho fortificado, e por ser 10 anos, é ainda mais velho que o Porto comum. Gosto muito de harmonizar esse estilo de vinho do Porto Tawny, com chocolate e frutas secas, como nozes, pecan, macadâmia e amendôas.

1 Cuecas na Cozinha Alessander Guerra 1 1024x682 - Como Harmonizar Vinhos com Pratos Diferentes

fotos: Jô Barros, Comida Japonesa, Feijoada (divulgação)

foto: Chocolate (Cuecas na Cozinha)

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*