Farinha de Banana Verde

Farinha%20de%20Banana%20Verde Farinhas bx thumb%5B3%5D - Farinha de Banana Verde

Ao me deparar com a Farinha de Banana Verde na feira Natural Tech, tive muitas dúvidas: Como é feita? Quais os benefícios? Como pode ser consumida? Como usá-la em receitas? Comprei um pacote da Belo Vale e trouxe para testar. Da minha parte queria dizer que ela tem e dá o gosto de banana aonde quer que você a coloque, a intensidade vai depender certamente da quantidade utilizada. O resto das questões eu resolvi com a nutricionista Natália Dourado, consultora da Nutricêutica Alimentos Funcionais.

Farinha de Banana Verde – se perceberem nessa foto que tirei há duas cores de farinha de banana verde. A da esquerda é mais escura tem sabor mais intenso (Belo Vale) e a da direita é mais clara e tem sabor mais suave (Nutricêutica). Uma questão de gosto pessoal de cada um.

Como é feita? – bananas verdes são desidratadas e moídas com moderno processo tecnológico.

Quais os benefícios? – Além dos que já são próprios da fruta madura: Fonte de fibras, vitaminas C e do complexo B, minerais como o magnésio e potássio. Excelente para atletas, pessoas que possuem problemas digestivos, para combater a famosa TPM (tensão pré-menstrual) e evitar episódios de cãibras. Quando está verde a banana tem um benefício adicional – é rica em amido resistente.

Durante algum tempo, a banana verde, passou por diversos testes no laboratório de química e bioquímica do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), para que os pesquisadores encontrassem uma forma de elaborar um produto para aproveitar os benefícios do amido resistente e também que fosse prático para utilização. O resultado foi a farinha de banana verde, que é comercializada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

“O amido resistente é um tipo de carboidrato, que possui comportamento fisiológico semelhante ao da fibra solúvel, consegue passar por todo processo de digestão sem sofrer hidrólise (quebra enzimática), isso proporciona diversos benefícios para o organismo: controle da glicemia, equilíbrio da microbiota intestinal e maior sensação de saciedade”,explica a nutricionista.

Diabéticos e a Farinha de Banana Verde – Como o amido resistente presente no alimento, não sofre digestão nem absorção, comportando-se como se fosse uma fibra solúvel, ele gera uma maior sensação de saciedade; além de ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, não causando grandes picos de glicose e consequentemente, grande carga de insulina. “Por ser fermentado no intestino grosso o AR (amido resistente) influencia no aproveitamento energético dos alimentos, portanto, interfere na resposta glicêmica e no metabolismo da glicose, ocasionando um menor pico glicêmico”.

Celíacos e a Farinha de Banana Verde – Por não conter glúten ela é indicada para o preparo de alimentos para quem sofre com esse tipo de restrição alimentar.

Emagrecimento e Farinha de Banana Verde – É aquela velha história o produto é um carboidrato de baixo índice glicêmico com comportamento fisiológico semelhante ao da fibra solúvel, dá maior sensação de saciedade e tem ação prebiótica (estimula e ativa o metabolismo de bactérias benéficas ao trato intestinal). Agora, milagre…

Como pode ser consumida? – Uma colher de sopa de Farinha de Banana Verde misturada em 200 ml de água, sucos, vitaminas, etc. Adoçar a gosto. Pode ser adicionada ao preparo de bolos, biscoitos, tortas, mingaus e como substituto parcial (50%) da farinha de trigo. Lembrar aqui a restrição dos celíacos à farinha de trigo.

Receitas com Farinha de Banana Verde?  Pão de Farinha de Banana Verde e Bolo de Farinha de Banana Verde

Alessander Guerra

5 Comentários

  1. >Que estranho, eu comprei a da marca Dona Mari e é cinza e preta, não se parece com nenhuma dessas cores da sua foto. Será que é normal?

  2. >Nossa… a mninha é escura, nao dissolve na água, tem um gosto horrível e um cheiro forte!!! E eu adoro banana!!!! Mas infelizmente nao consegui tomar ela com água, e acabei jogando 300gr da farinha no lixo. Estranho pois ela é mt mais escura do que a sua da foto… é uma cor de areia molhada!!

  3. >Essas duas marcas que citei não tem a cor escura. A da Nutricêutica é bem clara e de sabor mais suave e a da Belo Vale é um pouco mais escura e de sabor mais acentuado.

    O gosto é o de banana mesmo, mais acentuado. Agora tomar com água pode não ser uma boa. Acho que batido com leite ficaria bem melhor.

    Queria deixar claro que minha indicação foi mais para falar como um ingrediente novo a ser usado na cozinha do que pensar em seu uso para emagrecimento.

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*