Garoa com Virado

> untitled - Garoa com Virado

São Paulo é uma cidade que tem de tudo. Há comidas pra todos os gostos e bolsos. Pratos de nacionalidades mil. Mas qual é a comida da cidade? Onde comer, por exemplo, um Virado à Paulista?

Esse feriado foi de “Garoa e Virado” nada mais São Paulo, do que isso. Fui ao Badaró no shopping Morumbi, lugar que vira e mexe eu freqüento, simplesmente porque a comida paulista está lá. Saborosa, simples e caseira. Intacta à grande pretensão dos pomposos críticos. Couve, pastel, virado, feijão, ovo frito, torresmo, banana à milanesa, arroz, purê de abóbora, carne-seca, picadinho, farofa, lingüiça, tem tudo isso e mais um pouco. Ai, salivei!

A comida de São Paulo, nasceu principalmente pelas mãos dos Bandeirantes que se embrenhavam nas matas. Sim isso aqui já foi uma seeeelvaaa! Éramos apenas uma Vila – São Paulo de Piratininga. Lá iam os senhores das carabinas em suas expedições onde levavam feijão, farinha de mandioca ou de milho (por aqui era a mais fácil na época) toucinho e sal. Feijão cozido, toucinho frito, uma farinha e está pronto o Virado. Virado porque após cozinhar o feijão, despejava-se a farinha e virava-se com os dedos. Pasta que logo ia facilmente à boca. Não tinha talher, né gente! O resto vem de hortas espalhadas pelo caminho, caças e pescas. Mas nada disso era fácil, não viu. Tinha muita fome e doença pelo caminho. Também haviam os índios que não andavam de caminhonetes como hoje. Apenas pisavam a terra, escutavam a floresta e se serviam de uma boa lança!

Mas quando for ao Badaró comer um Virado à Paulista, não pense nada disso apenas saboreie o prato com os devidos acréscimos que o tempo só fez enriquecer.

Ah! Tem também uma feijoada boa pacas! Com tudo separadinho em cumbucas de barro. Dá uma olhadinha na foto abaixo e emocione-se.

Curiosidades
Sabia que existe uma autêntica Casa de Bandeirante bem perto da Marginal Pinheiros? Claro que naquela época o rio era limpinho e navegável. Casa do Bandeirante. Praça Monteiro Lobato, s/nº, Butantã. Tel.: (11)3031-0920.

Badaro foto pratos - Garoa com Virado

Alessander Guerra

5 Comentários

  1. >Ale, que foto é essa meu filho? Não dá mesmo para ler seu blog muito perto do horário das refeições! Uma aula sobre comida típica da terrinha! Beijos

  2. >Hoje estava a correr bem: não salivei, não senti saudade (não como carne, jamais encararia um virado!) e fui baixando, baixando, para conseguir ler todo o post e PIMBA!, a foto abaixo entro pelas papilas gustativas dentro e quase morri afogada em saliva. Juro, assim é sacanagem amigo!
    Beijinho, vou fugir correndo

  3. >Com certeza Laurinha e bem-vinda à minha cozinha. Volte sempre.

    Dani quando caminhar até o shopping Morumbi agora já sabe onde comer algo bem paulista.

    125_azul – ficar com água na boca é sempre bom. Quando vir à São Paulo já sabe a lista do que tem de percorrer.

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*