>Muffins de pitanga com kefir

>

28+Come se pitanga%2B %2Bmuffim%2Bde - >Muffins de pitanga com kefirA Neide é a dona do Come-se, onde faz um trabalho primoroso de pesquisa com ingredientes nacionais. Uma das coordenadoras do movimento Slow Food no Brasil. Já falei disso aqui. Ela vive trazendo para nós notícias importantes do trabalho de pequenos produtores rurais desse Brasil imenso. Parabéns pelo seu trabalho, Neide!

Aquelas pitangas que colhi na praça, usei-as no lugar dos mirtilos (blueberries) numa receita de muffin. Escolhi uma fórmula (New York cookbook by Molly O´Neill) que usasse iogurte, para que eu pudesse substituí-lo por o kefir que estava dando sopa na geladeira. Aí vai a receita ligeiramente adaptada.

Muffins de pitanga com kefir
Ingredientes
½ xícara de manteiga sem sal, derretida
1 xícara de açúcar
2 ovos
½ xícara kefir ou iogurte
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
Raspas da casca de dois limões (um taiti e outro siciliano)
1 xícara de pitangas sem caroço polvilhadas com farinha

Modo de fazer:
unte com manteiga e polvilhe com farinha 15 forminhas de muffins. Numa tigela combine a manteiga derretida fria com o açúcar, os ovos e o kefir. Misture bem. Peneire sobre esta mistura a farinha, o bicarbonato e o sal. Misture até virar uma massa homogênea. Junte a casquinha de limão e as pitangas e mexa delicadamente para incorporar. Divida a massa entre as forminhas – deixando espaço para crescer. Leve para assar em forno médio preaquecido, por cerca de 30 minutos.
Rendimento: 15 muffins

28+Come se pitanga%2Bcom%2Bfarinha - >Muffins de pitanga com kefir
Enfarinhe as pitangas sem caroços e passe por peneira para tirar o excesso da farinha
Obs: se preferir, use aquelas forminhas de silicone (menores – vão render mais), que não precisam untar.
Foram usadas medidas padronizadas e rasadas: 1 xícara=240 ml; 1 colher (sopa) =15 ml e 1 de chá=5 ml.
28+convite+Come se - >Muffins de pitanga com kefir

Come-se

Alessander Guerra

8 Comentários

  1. >Adoro as aulas da Neide! Sua paixão pelo que faz é evidente e me faz muito bem!
    Estas delícias que o digam!
    Beijinhos,

  2. >Eu também gosto muito de muffins. Clara. Com um cafezinho…

    É verdade, Alex, não é tão fácil encontrá-las assim. O lance é ficar atento nas feirinhas da cidade. Hoje muito feirante faz até entrega em domicílio e aceita encomenda de frutas, verduras e legumes. Fora os Mercadões – Central e Regionais. E os melhores supermercados que tem frutas selecionadas. Neide, alguma dica de fornecedores?

  3. >Oi, Alessander,
    Super obrigada pela homenagem e mil desculpas por ter deixado passar batido. Sempre na correria. Mas, olhe, desejo vida longa ao Cuecas e que vocês continuem com este trabalho amador com tanto profissionalismo.

    Quanto às pitangas, os melhores fornecedores, pelo menos aqui em São Paulo, são as praças públicas. Há pés em várias delas. É só ficar de olhos bem abertos. Nunca vi pra vender em lugar algum. Logo deve aparecer ao menos congelada como as acerolas. Elas são muito frágeis. Nesta receita, elas podem ser substituídas por pedaços de acerola sem problemas.
    beijos, N

  4. >Neide eu agradeço sua participação e a dica é ótima – não tem nada mais barato do que achar pitangas nas praças públicas!

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*