Receita de Brigadeiro sem lactose

Brigadeiro1 Home - Receita de Brigadeiro sem lactose

Tive a oportunidade de provar essa Receita de Brigadeiro sem lactose, numa das aulas de gastronomia funcional dos chefs Marcelo Facini e Nadia Campeotto.

A partir da mistura da farinha de grão de bico com o óleo de coco, o açúcar demerara, as amêndoas e o cacau orgânico, os chefs obtiveram um ótimo resultado criando sua Receita de Brigadeiro sem lactose.  Solução sob medida para os intolerantes à lactose que precisaram se afastar do brigadeiro tradicional. E opção igualmente saborosa para aqueles que procuram variar seu cardápio, introduzindo novos ingredientes em sua dieta.

Pela foto que tirei dá pra ver que dá vontade de comer sim! E o divertido é que você pode rolar as bolinhas em lascas de cacau, no coco, em amêndoas trituradas e ainda decorar com um fruta.

 

Receita de Brigadeiro sem lactose

Brigadeiro de Grão de Bico

Ingredientes:

2/4 de xícara de chá de óleo de coco

1 xícara de chá de farinha de grão-de-bico

1 xícara de chá de leite de amêndoas*

½ xícara de chá de açúcar demerara

2 colheres de sopa de cacau orgânico

1/3 xícara de chá de amêndoas trituradas

½ xícara de chá de cacau (70%) em lascas orgânico

1 colher de chá de cardamomo moído

 

Modo de preparo:

Em uma panela rasa, aquecer o óleo de coco e acrescentar a farinha de grão-de-bico em fogo brando mexendo até começar a dourar. Acrescentar o açúcar demerara e as amêndoas trituradas e continue misturando. Adicione o leite de amêndoas e o cardamomo e misture até obter uma massa consistente que desgrude da panela.

Retirar da panela e distribuir em uma tabua de vidro ou mármore. Deixar esfriar. Fazer pequenas bolinhas (ou outros formatos se quer diminuir a compulsão alimentar…rs) passando-as no cacau em lascas. Levar ao freezer por pelo menos uma hora. Servir gelado.

Substituições:

*Para o leite de amêndoas: leite de arroz, leite de amêndoas, leite de coco, leite de macadâmia, leite de soja, leite de painço, etc

Para as amêndoas: castanha do Pará, avelãs ou nozes

Para o cardamomo: canela em pó

Alessander Guerra

Um Comentário

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*