Essa receita de molho de tomate com linguiça é daquelas bem fáceis e práticas, só não é rápida porque o molho deve ficar reduzindo por duas horas em fogo baixo; mas o resultado vale à pena e essa quantidade que fiz dá pra congelar. A dica é fazer numa panela funda, de preferência com tampa pra não ficar pintando o fogão e a cozinha da cor tomate. O segredo está no seu paladar, molho é algo que a gente precisa ir provando até achar que está bom.
Receita de Molho de Tomate com Linguiça
Ingredientes
6 linguiças toscanas
2 linguiças calabresa
1/2 alho-poró (picado)
azeite (suficiente para cobrir bem o fundo da panela)
2 colheres de sopa de mostarda
pimenta moída
sal
2 vidros de passata de tomate
2 folhas de louro
8 azeitonas pretas carnudas (tirar o caroço e picar)
Olha só como o molho começou na panela grande. Depois de duas horas ficou encorpado – foto que fiz e postei na abertura do post com o molho já em outra panela menor.
Modo de Fazer
A linguiça toscana você faz o seguinte, tira a pele que recobre a linguiça (joga fora) e aí dá uma boa picada na carne.
A linguiça calabresa você também tira a pele (descarta), depois corta em rodelas e aí fatia as rodelas em pedacinhos.
Pega uma panela grande e funda, forra de azeite, leva ao fogo baixo com alho-poró, mexe por uns 2 minutos.
Acrescenta as linguiças, a mostarda, um tanto de pimenta moída e as azeitonas pretas fatiadas. Mistura tudo e deixa as linguiças fritarem. Mexendo de vez em quando.
Linguiças fritas, despeja os 2 vidros de passata de tomate.
Você vai ver que fica um pouco de tomate ainda nos vidros. Enche com água filtrada até a metade. Tampa e chacoalha a fim de dar uma lavada. Depois despeja essa “água atomatada” no molho.
Coloca as folhas de louro. Mexe bem. Fogo bem baixo durante cerca de 2 horas.
Quase no final do preparo você prova o molho e vê se precisa de um toque de açúcar para diminuir a acidez, aproveita também pra corrigir o sal (não esqueça que as azeitonas pretas já são salgadas) e temperar à gosto, caso sinta a necessidade de incluir mais algum tempero.
Faz sua massa, usa uma parte do molho que precisar e congela o resto pra próxima.
Uma pergunta que não quer calar por que passata em vidro e não tomates frescos batidos no liquidificador? abs. vivi ;]
Vivi é que a passata dá pra vc ter na despensa a qualquer hora para preparar. Eu, por exemplo, estava sem liquidificador pra fazer. Enfim, é só uma substituição muito boa e prática.
Porque tanta discriminação, uma receita tão facil em um site com nome: Cuecas na cozinha. Brincadeira. rsrs…Eu faço isso sempre e fica muito bom mesmo. Eu tenho mania de fazer também, linguiça calabresa, bem fininha com molho de tomate e colocar no macarrão, fica uma delicia. Eu posso mandar a minha receita? ela tem um “tchamm” especial. Abraços